O Que é o
Arrebatamento?
1
Tessalonicenses 4.13-18 é a instrução de Paulo sobre o que é popularmente
chamado de arrebatamento. O arrebatamento é o transporte miraculoso de todos os
cristãos vivos aos céus no retorno de Jesus. Há muitas informações erradas
sobre esse evento, mas essa passagem nos dá algumas verdades definitivas sobre
ele. Paulo deixou claro que o retorno de Jesus não vai ser secreto, mas será
visível; será um retorno físico; e será um retorno triunfante, pois Ele não
virá em inferioridade e submissão assim como Ele fez na Sua primeira vinda, mas
em poder e glória. Os anjos disseram aos discípulos, “Esse Jesus que dentre vós
foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” (Atos 1.11). Assim como
Ele partiu visivelmente na nuvem da shekinah, Ele voltará visivelmente nessa
nuvem de glória.
Há uma
visão, que é bastante difundida na igreja de hoje, que diz que Jesus vai voltar
para arrebatar a igreja para fora do mundo, que então a grande tribulação
ocorrerá, até que Jesus retorne novamente. Penso que essa visão é resultado de
uma má interpretação do que o Apostólo descreveu aqui em 1 Tessalonicenses.
Uma vez
conversei com um dos principais representantes dessa escola de pensamento, um
homem que ensina o arrebatamento “pretribulacionista”. Eu lhe disse: “Não conheço
um simples versículo em qualquer lugar da Bíblia que ensina o arrebatamento
pré-tribulação. Você pode me dizer onde achar?”. Nunca vou esquecer o que ele
me disse: “Não, eu não posso. Porém, isso é o que me ensinaram quando eu era
uma criança pequena.” Eu lhe disse: “Vamos tirar a nossa teologia da Bíblia, ao
invés das lições de escola dominical que ouvimos anos e anos atrás.”
Vamos olhar
para os eventos que Paulo descreveu. Primeiro, ele notou: “o Senhor mesmo….
descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os
vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens,
para o encontro do Senhor nos ares” (1 Ts 4.16-17). Aqui, vemos que o propósito
da vinda dos mortos e do nosso arrebatamento ao céu não é ir embora mas para
encontrar com Jesus enquanto Ele está retornando. Ele não vai nos tirar do
mundo permanentemente. Ele vai nos elevar para participarmos com Ele do Seu
retorno triunfal.
Quando as
legiões romanas eram despachadas para ir a um país estrangeiro numa campanha
militar, seus estandartes traziam as letras SPQR, uma abreviação para Senatus
Populus Que Romanus, que significa “o Senado e o povo de Roma”. Entendia-se em
Roma que as conquistas dos militares não eram simplesmente para os políticos
que governavam, mas para todos os cidadãos da cidade.
O exército
poderia ter ido para uma campanha de dois ou três anos. Finalmente, os soldados
retornariam, trazendo prisioneiros em correntes. Eles acampariam fora da cidade
e enviariam um mensageiro para alertar o Senado e o povo que as legiões haviam
retornado. Quando essas notícias chegavam, o povo começava a se preparar para receber
os heróis vencedores. Quando tudo estava pronto, um trompete soava. Com isso,
os cidadãos da cidade saíam para onde o exército estava acampado e se juntavam
aos soldados em marcha pela cidade. A ideia era que eles tinham participado no
triunfo do seu exército vencedor.
Essa é
exatamente a linguagem que Paulo usou aqui. Ele estava dizendo que quando Jesus
voltar em poder vencedor, crentes, mortos e vivos, serão levados nos ares para
encontrar com Ele, não para ficar lá em cima, mas para se unir ao Seu retorno
triunfal, para participar em Sua exaltação.
Parece que o
objetivo de Paulo aqui era confortar os Tessalonicenses, que estavam tristes de
que os seus entes falecidos, aparentemente, iriam perder o retorno triunfal de
Cristo, a grande conclusão para o ministério de Jesus no fim dos tempos. Paulo
os assegurou que os mortos em Cristo não vão perder de jeito nenhum o Seu
retorno. Na verdade, eles estarão lá primeiro. Os mortos vão ressurgir
primeiro, e então aqueles que continuam vivos e são de Cristo vão ser
arrebatados juntamente com toda essa congregação para vir à terra novamente em
triunfo.
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