domingo, 10 de fevereiro de 2013

A Tática do Medo



A Tática do Medo

1 Pedro 5.8
 “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”
Introdução:
 Ao olharmos para a palavra de Deus (Bíblia Sagrada), nossos olhos se abrem para enxergar as inúmeras ciladas e armadilhas satânicas contra nós, sendo que isto; não deve ser jamais ignorado, pois Satanás mata, rouba e destrói como revelou o Salvador e Senhor Jesus (João cap 10 v 10), já o Apostolo Paulo dele falou que suas armadilhas são ardilosas e astutas (Efésio cap 6 v 11), e ainda vemos o Apostolo Pedro dele falar e compará-lo ao leão (texto tema), logo é neste texto citado por Pedro o Apostolo do Senhor que quero me ater, pois, o leão é um animal de grande porte, sua ferocidade é incontestada, sua capacidade de derrubar suas presas são mortais, é imponente, não se intimida fácil por ser muito confiante, todavia, sua maior arma, não seus dentes, não são suas garras, não é seu tamanho ou sua força e sim, a capacidade de intimidar a presa ou seus adversários, ou seja, o seu rugido ou bramido como disse o Apostolo Pedro. E sobre a tática da intimidação, arma esta eficaz e muito usada pelo diabo para destruir e nos tirar da presença de Deus, que eu te convido a compreender pela Bíblia Sagrada como nos livrar de tais armadilhas.

 • DEUS ESTÁ AO MEU REDOR
 Uma vez que o Apostolo Pedro revela que o diabo, está ao derredor subentende-se que Deus está ao nosso redor, e isto; também está em harmonia com a revelação de Deus dada ao Salmista no cap 34 v 7 ao dizer: “O anjo do  Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra”. E para que em Deus tenhamos mais segurança, o Salmista também enxergou pela revelação do Espírito o nosso Deus, tal como uma Ave (galinha), que ao perceber o perigo se aproximar chama seus filhos os pintainhos para debaixo de suas asas observem:  “Ele te cobrirá com suas penas e debaixo das suas asas estará seguro” (Salmos cap 91 v 4). Amados! O Salmista não estava revelando a fraqueza nem a fragilidade da Ave, mas, a prontidão em avistar o perigo e na mesma hora chamar seus filhotes para o abrigo seguro, e fique você sabendo, que o perigo só vai chegar aos pintainhos que estão debaixo de suas asas se a galinha morrer antes. Portanto não temais, Não existe ponto vulnerável em Deus Ele é escudo impenetrável, Ele é Onipotente, Ele é o nosso abrigo, é a nossa segurança e o nosso socorro leia cap 91 de Salmos. E mesmo conscientes que o perigo é real, todavia, a segurança de Deus está ao nosso lado, bem próximo de nós e isto; de dia quanto de noite, pois, diz: Eu me deitei, dormi e acordei debaixo da sustentação de Deus meu Senhor (Salmos cap 3 v 5).

• O DIABO ESTÁ AO DERREDOR
 Satanás é furioso e seu tempo esta cada vez mais curto; haja vista a aproximação do dia do acerto de contas, onde Deus Jesus há de punir a Satanás e todo o exercito de demônios (Apocalipse cap 20 v 14). Logo, o demônio cujo nome é morte tem muito pouco tempo, e neste curto tempo que lhe resta este cujo nome é morte, esta buscando tanto a morte física quanto a espiritual do maior numero possível de pessoas, isto; em todas as nações e na sua lista maldita também, está incluindo todos aqueles que aceitaram ao Senhor Jesus como seu Salvador. Por quê? Porque ainda que estes pela fé já estejam Salvos, todavia, ainda vivem neste mundo. E se vivemos neste mundo estamos sujeito ao erro, sujeito ao vacilar, sujeito ao não vigiar e sujeitos ao convite mundano para vivermos sem sobriedade. Satanás vive ao derredor como revelou o Espírito de Deus pelo Apostolo, e assim como o leão natural persegue a presa pacientemente, aguardando ao menos uma única oportunidade para tragar sua vitima, assim é Satanás e seu exercito maligno. E para que isto o aconteça ele usa a tática do terror, seu bramido, seu rugir.


Ele diz:
 - Não adianta se esconder debaixo das Asas de Deus, pois, ele não poderá te livrar;
 
 Ele te acusa:
 - Até quando você acha que Deus vai te proteger? Eu sei seus pecados e todos eles ofendem a Deus! Deus vai te jogar para fora, é melhor você vir rápido para não ficar feio pra você, ou você vai dar uma de santo agora;
 
 Ele mostra suas fraquezas:
 - Você é fraco, você não vai conseguir, é sempre assim você só pensa que vai vencer, mas na pratica eu sempre venço;
 

Ele mostra a sua própria força:
 - Eu já derrubei muitos pastores você não é mais que nenhum deles, eu já destruí muitos lideres você não é mais que nenhum deles, não reage que vai ser pior;
 
 Ele faz Deus mentiroso:
 - Não adianta orar nem chorar, Deus não te escuta é melhor morre calado, Deus não ama tanto assim;
 
 Ele convida:
 - Vem logo fazer toda minha vontade não resista você já é meu.
 - (Medite no cap 36 do Profeta Isaias e repare a estratégia de terror que fez Rabsaque embaixador da Assíria contra a cidade de Judá, isto é; semelhante ao terror de Satanás contra nós e veja como o rei de Judá se portou)
 

• DEUS É A MINHA DEFESA

Para vencer os ardis de Satanás, revelado pelo Espírito de Deus em Paulo, eu deverei fazer Dele a minha defesa, ou seja, eu preciso buscar Nele as condições de vencer Satanás e suas seduções, bem como seu terror e rugir, pois, de maneira nenhuma eu conseguirei vencer a Satanás pelas armas naturais, se eu achar que pela força do pensamento eu vencerei o diabo, estou a me enganar, pois, vivo no mundo natural e estando no mundo natural eu me canso, Satanás é espírito ele não se cansa, se achar que dizendo frases positivas eu vencerei o diabo; me engano de novo, pois, as frases positivas são humanas, isto; diante do diabo não fazem efeito algum; por que? Porque nasceu do pensamento do homem este que já foi vencido por Satanás no Jardim do Éden, que por sua vez tornou-se escravo do pecado e todo o dia, vemos o homem cair em desgraça por causa desta escravidão. Como, pois, este homem aprisionado pelo pecado, e que vive a desobedecer a Deus, conseguira produzir uma frase ou inúmeras delas, que sejam capazes de derrotar a Satanás? E se eu vier insistir neste erro e passar a caminhar ao contrario da revelação de Deus nas Sagradas letras, logo eu cairei em desgraça. Mas se eu fizer de Deus a minha defesa e buscar das suas mãos o capacete da Salvação, está arma de defesa protegerá meus pensamentos, dos terríveis ataques do diabo que vem trazendo duvidas acusações e trazendo mentiras que são contrarias as verdades de Deus (Efésios cap 6 v 10-20).


E ao passo que eu troco as frases positivas criadas pela humanidade e passo a falar a palavra de Deus, que saiu dos seus lábios Santos, que quando sai da garganta de Deus, esta mesma palavra passa por setes nível de purificação antes de nós a escutarmos (Salmos cap 12 v 6), portanto rendam se todos a Santa Palavra de Deus. E quando eu passo a fazer uso das suas palavras, esta mesma palavra vai me santificando cada vez mais, e mais, e mais (.....). Satanás é imundo, e o imundo odeia o Santo, e a palavra de Deus é Santa, e espanta a Satanás. Por mais que ele o resista não conseguira permanecer diante das Santas Palavras de Deus.  Mas se eu faço uso de palavras que vieram de homens; palavras contaminadas pelo erro visto que o homem é pecador; como poderei vencê-lo? Todavia, ao fazer uso das palavras de Deus, ou seja, quando eu passo a ler e proferi-la, estarei vencendo a Satanás com a única arma capaz de fazê-la (Efésios cap 6 v 10-20). Olhemos para o Senhor Jesus quando foi tentado por Satanás Ele não argumentou leis humanas, nem fez uso das palavras dos filósofos gregos da sua época, antes apenas falou as palavras de Deus o Pai revelado ao profeta: Primeiro está escrito, segundo está escrito, terceiro esta escrito, diante da palavra Santa de Deus o imundo não pode resistir ele fugiu (Mateus cap 4 v 1-11).


• A ARMA DA SOBRIEDADE

Assim como está a minha disposição as armas espirituais que vem de Deus, eu precisarei fazer uso de outras armas; a saber: as armas ligadas ao caráter que segundo Pedro Apostolo do Senhor é: A sobriedade e a vigilância, pois, as astucias de Satanás tem se multiplicado e suas ofertas dobraram bem como suas perseguições também se aumentam; por quê? Porque o fim está próximo, e para tanto, disse o Apostolo João que no relógio de Deus “Já estamos na ultima hora” (1º João cap 2 v 18), e se eu; não fizer uso das armas da sobriedade e vigilância será o mesmo que sair debaixo das Asas do Onipotente por minha conta e risco, será o mesmo que pular de um avião sem fazer uso do paraquedas achando que um milagre me salvará, também será o mesmo que tentar atravessar o canal da mancha a nado sem saber nadar. Mas por que tais comparações? E que relação elas tem com a sobriedade e a vigilância? Queridos se eu deixar por um momento de ser sóbrio estarei deixando que a adrenalina suba em meu ser, eu passarei a fazer coisas arriscada tanto para mim, quanto para os que comigo estão, pois, a sobriedade é a moderação, e a capacidade de conhecer seus limites em relação ao perigo e não deixar que seus planos e projetos afetem os planos de Deus para si. Pois, o homem que é sóbrio não deixará que as coisas terrenas fujam do controle, pois, estas nos afastam de Deus, visto que; é a oportunidade que o diabo busca para nos tirar do nosso alvo o céu.






Exemplos:
• Eu trabalho demais, eu gasto demais, eu cresço demais etc.
 • Se eu trabalho de mais, para que fim trabalho tanto?
 • Se eu gasto demais, em que estou gastando tanto?
 • Será que tem algum sentido este meu investimento?
 • Se eu cresço demais, todo o resto está acompanhando o meu crescimento?

Hora quanto mais envolvido nos bens terrestres menos envolvidos nos bens celestes eu estou. Observem as palavras do Senhor Jesus: “Porque onde estiver seu tesouro ai também estará o seu coração” (Mateus cap 6 v 21). Houve uma ocasião em que o Senhor Jesus estava na casa de seu amigo Lazaro e uma das suas irmãs cujo nome é Maria, sentou-se ao lado do Senhor que com seus discípulos estava e também com seu irmão Lazaro, esta Maria passou a escutar os ensinos do Mestre e seus conselhos e se deleitar naquilo. Mas, sua irmã Marta estava fazendo os afazeres domestico que são próprios das mulheres e eu louvo a Deus por tanta dedicação (grifo meu), todavia, o Senhor Jesus mostrou a todos os que se fazem como Marta pessoas descontroladas, superativas, pessoas que não conseguem ficarem parados, que existe hora e horas, porquanto esta Marta reclamou para o Senhor Jesus que sua irmã não devia estar ali assentada, e que o lugar dela era ajudando-a em seus afazeres.


Observem: “Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude (Lucas cap 10 v 40)”, mas, qual foi à resposta do Senhor Jesus: “E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada (Lucas cap 0:41-42)”. Observe a falta de controle de Marta, uma coisa só é necessária, nós vivemos em uma sociedade descontrolada e desenfreada em tudo que faz, mas isto; não pode ser assim para aqueles que aceitaram a Salvação Jesus Cristo pela fé. Logo amados eu não preciso de dois, ou três empregos eu preciso é de fé no Senhor e de prazer nas suas palavras, eu não preciso de a cada ano trocar de carro e viver ano após anos endividado, eu preciso é de fé no Senhor e prazer nas suas palavras; portanto queridos sedes sóbrios não de ocasião ao diabo.


• A ARMA DA VIGILÂNCIA

Quando o Apostolo diz vigiai, ele diz pelo Espírito Santo estais atentos ao vosso viver e desconfiai das vossas próprias atitudes, coloquem as próprias atitudes a prova, para saberdes se Deus o Pai está se alegrando delas ou não, pois do contrario o diabo está à espreita buscando a quem tragar. O vigiar está diretamente ligado à oração, pois, foi exatamente isto; que disse o Senhor Jesus: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus cap 26 v 41). Atentemos para a revelação de Cristo, vigiai, ou seja, estais acordados e orai comigo, pois, a natureza humana é muito fraca, Satanás usará isto; para si beneficiar contra vós, ore comigo, sigam o meu exemplo, peça como eu força para Deus o Pai, pois é Ele quem conhece todos os riscos e perigo que enfrentaremos já os vossos olhos vos enganam; vigiem em oração! Hora queridos para nós, todo o nosso caminho é reto veja: “Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações” (Provérbios cap 21 v 10), e somente Deus é aquele que tem a resposta para nossos caminhos, é somente Deus que tem a resposta para nossas ações e atitudes, é somente Deus que diz se estamos no caminho do céu ou se estamos nos enganado a nós mesmo. Mas se eu não vigio em oração, como de Deus terei as resposta que preciso? Porquanto a minha intimidade com Deus na oração me trará a direção, a revelação, logo eu não serei enganado por meus anseios e desejos, nem ninguém será capaz de me enganar inclusive o diabo, pois, as minhas respostas virão de Deus daquele a quem verdadeiramente já nos provou seu amor quando na cruz entregou seu Filho para nos Salvar do poder do pecado e da morte. Como, pois não me deleitarei na oração? Como, pois não vigiarei? Vigiar é estar acordado enquanto muitos estão dormindo, vigiar é ter a responsabilidade com a própria alma, vigiar é não trocar as bênçãos de Deus por um prato de comida como fez Esaú (Genesis cap 25 v 30-34). Saibam que todos os que vigiam em Deus são aqueles que conhecem suas limitações e impotências, mas não se rendem antes se aproximam de Deus em oração e conta a Ele todas as suas preocupações, todos os seus medos, todos os seus defeitos e anseios. Ou não foi exatamente isto; que fez o Senhor Jesus quando vigiou em oração! Pois naquela hora o Mestre estava em grande aflição, o medo que é a fraqueza da carne estava tentando lhe dominar, e isto; vemos na sua oração que revela que o Mestre estava pensando em desistir quando disse: “Pai passa de mim este cálice, todavia, não faça a minha vontade, mas a sua” (Lucas cap 22 v 42), e o que na Bíblia lemos é que Deus enviou seu anjo e o confortava (Lucas cap 22 v 43). Portanto amados irmãos todos os que vigiam a semelhança de Jesus o Salvador, por Deus o Pai serão ajudados, porquanto diz: “Ele não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará (Salmos cap 121 v 3)”.


Conclusão: Queridos tomemos consciência que Deus o Pai em Jesus Cristo seu Filho, tem nos colocado como discípulos e soldados, tanto para ser uma luz para os que estão em trevas, quanto um valente contra o reino de Satanás. Não temas ao tamanho que o inimigo se apresenta, não temas as suas palavras de acusações, de calunias nem o tamanho da afronta que lhe é feita, creia que teu Senhor está ao seu lado e ao seu redor, creia que Ele é a sua segurança e não deixará vacilar o teu pé, creia na promessa que diz: Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século, para tanto sejamos sóbrios e vigiemos e com muito cuidado guardemos a nossa coroa (Mateus cap 28 v 20; Apocalipse cap 3 v 11; Salmos cap 121 v 3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

REFLITA - VEJA COMO É SUA VIDA!