sábado, 22 de setembro de 2012

Temperamentos Transformados Pela Atuação do Espírito Santo


Temperamentos Transformados Pela Atuação do Espírito Santo

Nosso temperamento é parte permanente da nossa personalidade, e ele ficará conosco do começo ao fim de nossa vida. Ele poderá modificar-se um pouco durante certos períodos de nossa vida, à medida que amadurecemos, passando da infância à juventude, e daí para a vida adulta. O temperamento explica nosso comportamento, mas não deve servir de desculpas para ele. Sendo parte de nossa natureza humana, ele deve ser controlado por nosso espírito (Gn 4:7; 1 Co 9:25). Os temperamentos básicos não se modificam. Entretanto, seus pontos negativos podem ser disciplinados, reorientados e até corrigidos com o auxílio do Espírito Santo. Teremos que determinar quais são os aspectos de nosso temperamento que interferem como nosso desenvolvimento espiritual, e depois iniciar uma renovação do Espírito Santo para superar estas fraquezas. A idéia de reconhecer os pontos positivos e negativos de cada temperamento ajuda-nos a compreender a nós mesmos e aos outros, de forma bem melhor. Quando entendemos que, pelo Espírito Santo, nossas fraquezas podem ser modificadas, passamos a revestir-nos das características do temperamento controlado pelo Espírito Santo.

O Dia da Decisão


O Dia da Decisão

Texto: Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Dt 30:19

Introdução: Para sermos gente nossos pais decidiram nos gerar. Para termos uma profissão um dia decidimos por e nos preparamos para exercermos a mesma. Decidimos por ter uma família. Durante toda a nossa vida vivemos decisões. As vezes nossas decisões são positivas e outras são negativas nos levando à decepções.

I- José decidiu não trair ao seu senhor Potifar e a Deus acima de tudo. Gn 39.
José ainda jovem, porém, mui corajoso. Estava na casa de alguém que confia a ele sua casa, via-se tentado por um pedaço de carne muito convidativo, pois o texto diz que a mulher de Potifar era formosa. Agora pense, um jovem de dezessete anos de idade e uma mulher formosa lhe convidando para dormir com ela, que situação! Mas José decidiu ser fiel a Deus e a Potifar seu senhor.
II- Esdras decidiu fazer a diferença em sua geração. Esd 9-10.
Esdras quando quase todo o seu povo estava a desagradar a Deus, ele se dispôs e decidiu a clamar e a buscar somente o nome do Deus vivo e verdadeiro Esdras de fato fez a diferença em sua época.

Limpe o Poço


Limpe o Poço

       Hoje quero animá-los para a Leitura de Gênesis 26.12-19 que diz:

"(12) Naquele ano Isaque fez plantações ali e colheu cem vezes mais do que semeou, pois o SENHOR Deus o abençoou.(13) Ele foi enriquecendo cada vez mais e se tornou muito rico e poderoso.(14) Isaque tinha tantas ovelhas e cabras, tanto gado e tantos empregados, que os filisteus acabaram ficando com inveja dele.(15) Por isso eles entupiram com terra todos os poços que os empregados de Abraão, o pai de Isaque, haviam cavado no tempo em que Abraão ainda estava vivo.(16) Até que um dia Abimeleque disse a Isaque: —Vá embora da nossa terra. Você ficou muito mais poderoso do que nós.(17) Isaque saiu dali, armou as suas barracas no vale de Gerar e ficou morando ali por algum tempo.(18) Ele tornou a abrir os poços que haviam sido cavados no tempo de Abraão e que os filisteus haviam tapado depois da sua morte. E Isaque pôs nos poços os mesmos nomes que o seu pai havia posto.(19) Um dia os empregados de Isaque estavam no vale abrindo um poço e acharam uma mina de água.  Gênesis 26.12-19"

Inveja, Um Grave Pecado


Inveja, Um Grave Pecado

A inveja, do hebraico qinah, do grego phthonos, e do latim invidere, pode ser entendida como uma tristeza, um ressentimento pela prosperidade e felicidade do próximo. O invejoso não deseja o lugar ou os bens do outro (cobiça), mas que o outro não seja bem sucedido em suas realizações e na vida. 


Conforme Champlin:
A inveja é uma das maiores demonstrações de mesquinharia humana, causada pela queda no pecado. Os invejosos chegam a fazer campanhas de perseguição contra suas vítimas, as quais, na maioria das vezes, não têm qualquer culpa por haverem despertados tal sentimento nos invejosos. Geralmente os malsucedidos têm inveja dos bem-sucedidos. Essa é uma tentativa distorcida para compensar pelo fracasso, glorificando ao próprio “eu” e procurando enxovalhar a pessoa invejada. Está baseada, portanto, na mais pura carnalidade. Muitas vítimas da inveja já descobriram que a melhor maneira de evitar o invejoso é fugir dele. Uma pessoa bem-sucedida não pode abandonar o seu sucesso, somente para satisfazer o invejoso, tornando-se um fracassado como ele [...]. A inveja tem sido motivo para muitas histórias pervertidas, para muitos dramas humanos.

Escravos da Lei


Escravos da Lei

         Pessoas há que se acostumam com o cativeiro, gostam da condição de escravas. Insondáveis mistérios da alma humana. Os excluídos não raro preferem a escuridão das cavernas à luz da liberdade. Há os que convivem com ratos nos subterrâneos das grandes cidades. Para eles, os grilhões são necessários, e a liberdade, inatingível e incompreensível. Apresentarei um exemplo mais ameno.
         Muitas árvores crescem sob proteção. Colocam ao seu redor uma grade de ferro ou de madeira para protegê-las das intempéries. Na verdade, a árvore fica encarcerada. Até certo estágio do seu desenvolvimento, nada contra. Depois, essa prisão, dantes necessária, passa a constrangê-la, a impedir a sua natural evolução. Seus movimentos ficam tolhidos, limitados; murcha, enfraquece e morre. A conclusão inequívoca é que a grade protetora pode ser instrumento de tortura e morte. Não podemos continuar ignorando as muitas advertências da Palavra:

Um Bichinho Chamado Desânimo


Um Bichinho Chamado Desânimo

Aquele que aceita o desânimo está fadado a fracassar e ficar no caminho, perdendo a recompensa eterna que está reservada aos corajosos e aos espiritualmente otimistas. (Apocalipse 3: 11-13).

1. Introdução
Existe um filme dos estúdios Walt Disney que conta uma história do tipo “Alice no país das maravilhas”, contendo um episódio de luta entre duas mulheres mágicas.

A tática de luta entre elas era a de se transformarem em seres diferentes a cada momento: quando uma virava um rato, a outra se transformava em gato. Para vencer o gato, surgia a figura do tigre, que era colocado sob a ameaça de um rinoceronte, enfrentado por um dinossauro.

A disputa continua até o ponto em que uma delas assume a forma de um imenso dragão voador, cuja aparência é de um ser imbatível. A batalha parecia ter chegado ao fim, quando a outra simplesmente desaparece.

As Sete Coisas Que Não Haverá no Céu


As Sete Coisas Que Não Haverá no Céu
(Texto: Ap 21.1-5)

Introdução:
       Na eternidade tudo será maravilhoso, se acabarão as lutas as provações, daqui apouco tudo isso irá acontecer na nossa vida, para aqueles que esperaram as promessas do Senhor.


No céu não haverá mar (Ap. 21.1)
       O mar fala de inquietação, agitação tribulação, ventos e tempestades - se acabarão no céu.


No céu não haverá choro (Ap. 21.4)
        O Deus dos abatidos e tristes, ele mesmo enxugará pessoalmente as nossas lágrimas, que serão transformadas em alegria (Sl 126.5) , bem aventurados os que choram pois eles serão consolados.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

REFLITA - VEJA COMO É SUA VIDA!