quarta-feira, 20 de junho de 2012

Filme “Prometheus” questiona o amor de Deus Longa de Ridley Scott mistura ficção, horror e teologia


Em seu novo filme, Prometheus, o diretor Ridley Scott aborda a questão controversa da origem humana. O diretor britânico ficou famoso após os sucessos de “Blade Runner – O Caçador de Andróides” (1982) e “Alien, o Oitavo Passageiro” (1979).
Em seu novo filme, que estreia nesta sexta no Brasil, a protagonista Elizabeth Shaw (vivida por Noomi Rapace) usa um crucifixo no pescoço. Perturbada pela morte do pai e sofrendo por causa disso desde criança, em uma das cenas ela pergunta “Aonde as pessoas vão quando morrem?”
Essa não é a única indagação de cunho espiritual no longa-metragem. A nave espacial chamada Prometheus, que nomeia o filme, é uma referência ao titã  grego que roubou o poder de criar o fogo de Zeus (maior divindade grega) e deu-o aos mortais. Sua traição foi severamente punida por Zeus, que o condenou a passar toda a eternidade amarrado a uma rocha e a sofrer dores inimagináveis, enquanto uma  águia comia, todos os dias, o seu fígado que crescia novamente no final do dia.

Psicóloga Marisa Lobo sai em defesa de Silas Malafaia e afirma: “Jean Wyllys se aproveitou de um programa para ser deputado”. Leia na íntegra


Após as afirmações do deputado Jean Wyllys, que questionou a competência do pastor Silas Malafaia para falar sobre homossexualismo, a psicóloga cristã afirmou que o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo “é um psicólogo, e não apenas um professor de história, ganhador de um BBB, que se aproveitou de um programa, para ser deputado”.
Lobo afirma que o deputado e ativista gay é quem “não tem autoridade científica alguma, para falar de homossexualidade”, e emenda dizendo que Jean Wyllys pode falar sobre  assunto apenas “de conhecimento prático, da sua sexualidade vivenciada. Pois sua experiência acadêmica o deixa longe de discussões científicas, que são neste caso da área médica e de saúde mental, que é a área de formação acadêmica do pastor Silas Malafaia”.
A psicóloga Marisa Lobo afirma que o fato de Jean Wyllys questionar a autoridade de Silas Malafaia sobre o assunto demonstra falta de conhecimento por parte do deputado: “Somente quem não tem conhecimento filosófico e não enxerga nada além de seu umbigo apenas, e vive surfando na onda social dos prazeres relativos pode cometer esta gafe”, pontua.

“Silas Malafaia não tem autoridade para falar sobre homossexualismo”. Assista


O deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) afirmou durante entrevista no último dia 10/06 que o pastor Silas Malafaia é “desonesto intelectualmente”.
Durante o programa Jogo do Poder, apresentado no canal CNT pelo jornalista Ricardo Bruno, Jean Wyllys defendeu a aprovação do PL 122 e, quando perguntado sobre a opinião que Silas Malafaia expressou em entrevista à revista Veja, de que o ódio aos homossexuais deve ser crime, desde que a liberdade de expressão seja mantida, o deputado e ativista gay afirmou que “o discurso de demonização dos homossexuais passa pela interpretação fundamentalista da Bíblia”.
-Nem todo cristão age dessa maneira [interpretar a Bíblia de forma fundamentalista], mas há igrejas cristãs que agem dessa maneira, e essa igrejas tem muito poder, tem crescido em poder econômico e político, tem ocupado espaços privilegiados na TV, e elas tem usado esses espaços para desqualificar publicamente a homossexualidade – afirmou Wyllys.
Sobre Silas Malafaia, o deputado afirmou que o pastor deveria reconhecer que não se deve interpretar a Bíblia ao pé da letra, e que o entendimento dele sobre a questão da homossexualidade está equivocado: “Silas Malafaia tem boca e fala o que quer. Eu quero saber quem conferiu autoridade científica a ele para ele se arvorar a dizer o que é homossexualidade, o que a causa e qual sua origem. Ele não tem autoridade científica pra isso. Ele é um proselitista, e fala, portanto, em nome da sua crença”.
Confira abaixo os dois blocos da entrevista de Jean Wyllys ao programa Jogo do Poder em que o deputado fala sobre os evangélicos e o pastor Silas Malafaia:

Em entrevista à CNT, pastor Silas Malafaia afirma que “a Bíblia é um livro de prosperidade” e desafia Jean Wyllys a provar acusações. Assista na íntegra


O pastor Silas Malafaia concedeu entrevista ao programa Jogo do Poder, do canal CNT e falou sobre os diversos assuntos com os quais tem se envolvido publicamente.
Silas falou sobre as mudanças comportamentais da sociedade e a influência do crescimento da parcela da sociedade que se declara evangélica, e relacionou em parte o crescimento econômico e social do país ao aumento do percentual de evangélicos na sociedade.
Falando sobre teologia da prosperidade, o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo afirmou que esse assunto se divide em duas partes: “A Bíblia é um livro de prosperidade, não só material, financeira. Na Bíblia, prosperidade tem a ver com bem estar, alegria, paz, relacionamento com Deus, finanças. É um conjunto”, pontuou, e emendou afirmando que isso é diferente da pregação que enfatiza o enriquecimento: “O besteirol da teologia da prosperidade afirma que se você não é rico, você não tem fé”.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

REFLITA - VEJA COMO É SUA VIDA!