A atuação da Frente
Parlamentar Evangélica no Congresso tornou-se chantagem com a presidente Dilma
Rousseff, segundo Pedro Ribeiro de Oliveira, doutor em sociologia pela
Université Catholique de Louvain, da Bélgica, e professor em ciências da
religião da PUC-Minas.
Para o sociólogo, a
presidente tornou-se refém da bancada evangélica por causa de sua necessidade
de apoio político dos parlamentares para aprovar seus projetos, e por isso, não
resiste ou enfrenta os parlamentares.
Oliveira destaca ainda que as
igrejas evangélicas estão ocupando um espaço que originalmente deveria ser
preenchido pelos partidos políticos, que abriram mão de defender princípios e
desde o primeiro mandato do ex-presidente Lula passaram a se importar apenas em
fazer parte do governo e obter cargos, facilitando a aparição de uma nova
influência no cenário político nacional.
Na entrevista concedida ao IHU-Online, o sociólogo afirma que, na
falta de produtividade e discussão dos partidos sobre as melhores opções para
as políticas de Estado, a igreja acaba sendo o ponto de referência social: “Na
ausência de um debate, a posição de pastores, padres e bispos emerge como a
única”, pontua o professor.
Sobre a nomeação de Crivella
para o Ministério da Pesca, o sociólogo entende que as reivindicações dos
evangélicos ganharão mais força: “Crivella sempre defendeu no Senado os
interesses corporativos de igrejas neopentecostais, como a regulamentação da
profissão de teólogo. Alçado agora à posição de ministro, ele terá acesso mais
direto a presidente para fazer suas reivindicações e assim atender a suas
bases”.
Acompanhe abaixo a íntegra da
entrevista:
A partir da conjuntura
política nacional atual, como o senhor percebe a autonomia do Estado em relação
à religião?
Pedro Ribeiro de Oliveira –
Vamos começar pela apreciação do rumo político dos governos Lula e Dilma,
porque isso ajuda a esclarecer a relevância que a religião adquiriu no cenário
político brasileiro. Tal como Lula, Dilma tem como meta a plena integração do
Brasil no sistema capitalista mundial, não mais pelo alinhamento aos interesses
dos EUA – como foi até Fernando Henrique Cardoso – e sim pela abertura à China
e aos países do “grande Sul”. Numa conjuntura econômica favorável, essa
política resultou no crescimento do PIB e na distribuição da renda (não da
riqueza!). Assim, o atual governo pode satisfazer praticamente todas as classes
sociais: trabalhadores, aposentados e pensionistas galgam um patamar mais
elevado de consumo, banqueiros têm lucros nunca vistos, empresários do
agronegócio e da mineração são favorecidos, servidores públicos recuperam o
poder aquisitivo. Enfim, praticamente todos têm a sensação de serem
beneficiados pela atual política macroeconômica. Quem paga o custo desse
crescimento é o sistema de vida do Planeta – mas ele não tem voz para
protestar.
Diante desse amplo apoio na
sociedade, só quebrado pelas manifestações contrárias de quem se preocupa com a
vida do Planeta, o governo Dilma aprofundou o processo de despolitização
iniciado por Lula. Salvo raros momentos, não se debatem mais as políticas do
governo e do Estado. A política foi reduzida à disputa por cargos no governo e
ao processo eleitoral. Esse é pano de fundo para minhas respostas à entrevista.
De forma geral, qual a
importância da religião no cenário político nacional atual? Como a presidente
Dilma está lidando com este aspecto?
Pedro Ribeiro de Oliveira –
Quando os partidos políticos abdicam de sua função própria de criticar e de
apresentar propostas de políticas públicas e se contentam em disputar cargos e
benesses, outras entidades passam a ocupar aquela função. É o caso das igrejas
que, no vazio deixado pelos partidos, ganham força política. E a presidente
Dilma está mostrando ter pouca habilidade para lidar com Igrejas que fazem
política, especialmente se fazem uma política mesquinha. Talvez isso se deva a
seu passado militante em autênticos partidos políticos, somado à pouca
participação em alguma igreja. Dificilmente caberia em sua teoria esta
realidade de igrejas em disputa por benesses políticas.
Como percebe que uma
linguagem com fundo religioso sobe cada vez mais ao palco de um Estado que se
quer laico? Não vê uma contradição aqui?
Pedro Ribeiro de Oliveira –
Não é bem uma contradição, mas uma concessão ao ambiente sociocultural
brasileiro: o governo dança conforme a música.
Se a maioria da população rejeita a política e aceita a religião, por que o
governo seria diferente? Ele deixa nos bastidores sua meta política de plena
inserção no sistema capitalista mundial e traz para o palco midiático as
propostas ao gosto das massas, sejam elas de fundo religioso ou tratem de
futebol, segurança, habitação, ensino e outras.
O governo Dilma estaria sendo
refém de teses conservadoras capitaneadas por setores das igrejas pentecostais,
neopentecostais e católica? Religião interferindo demais na política não força
um conservadorismo perigoso?
Pedro Ribeiro de Oliveira –
Não é de teses que o governo tornou-se refém, mas sim de autoridades religiosas
que buscam imobilizá-lo por meio de chantagens. Em vez de resistir, o governo
deixou-se enredar. Ora, contra a chantagem só há uma saída: resistir ao
chantagista trazendo-o para a luz do dia, isto é, obrigando-o ao debate público
sobre suas propostas. Se o governo abrisse um amplo debate com a sociedade –
penso no Parlamento, nos Conselhos de Cidadania, em universidades e em
parcerias com ONGs – e lhes desse divulgação midiática, constataria que não há
tanto consenso nas igrejas como elas deixam transparecer. Refiro-me aqui a
oposição das igrejas (ou, mais precisamente, de algumas igrejas) à
descriminalização do aborto e da eutanásia, à distribuição de preservativos, à
educação sexual nas escolas, ao combate à homofobia, e sua insistência no
ensino confessional nas escolas públicas. Na ausência de um debate, contudo, a
posição da autoridade eclesiástica – pastores, padres e bispos – emerge como a
única.
Como o senhor analisa a
nomeação do senador Marcello Crivella (PRB-RJ) para o Ministério da Pesca?
Pedro Ribeiro de Oliveira –
Crivella sempre defendeu no Senado os interesses corporativos de igrejas
neopentecostais, como a regulamentação da profissão de teólogo. Alçado agora à
posição de ministro, ele terá acesso mais direto à presidente para fazer suas
reivindicações e assim atender a suas bases. Mas é preciso ter presente que seu
ministério não é sem importância, porque a pesca é um dos principais fatores de
extinção de espécies aquáticas e falta uma política pública bem equacionada
para o setor. Se ele tiver um comportamento realmente republicano e olhar em
primeiro lugar os interesses nacionais e do sistema de vida do Planeta, poderá
trazer uma grande contribuição, mas muito me surpreenderia se isso acontecer.
Como o senhor interpreta a
posição da presidente Dilma em recuar e suspender a distribuição do kit
anti-homofobia nas escolas? O que esse gesto sinaliza sob a condução da questão
da homossexualidade no governo?
Pedro Ribeiro de Oliveira –
Há no caso uma questão eleitoral: a candidatura de Fernando Haddad em São
Paulo, que não pode desperdiçar nenhum voto sob pena de perder a eleição. Nessa
caça aos votos dos evangélicos a concorrência é feroz, e, sendo em geral um
eleitorado pouco politizado, a argumentação política tem menos força do que uma
argumentação religiosa ou moralista. Lamento ver o governo Dilma abrir mão de
propostas políticas inovadoras por medo de perder uma eleição municipal.
O senhor percebe um
enfraquecimento da influência dos setores progressistas da Igreja Católica no
governo? Os fundamentos da Teologia da Libertação se perderam no governo Dilma?
Pedro Ribeiro de Oliveira –
Não há enfraquecimento porque o único momento em que eles tiveram alguma
influência na presidência da República foi nos dois primeiros anos do governo
Lula. Na medida em que o PT conduzido por Lula se transformou em partido do governo
e consolidou sua aliança com o PMDB e outros grupos para eleger Dilma, foi-se
acabando o espaço para um projeto de libertação. É só lembrar o abandono da
reforma agrária e dos Direitos dos Povos Indígenas, o desrespeito à ecologia e
à biodiversidade, o assistencialismo das políticas sociais e a despolitização
geral. Hoje, a ideia-força da libertação está fora do governo – e também da
igreja. Seu espaço é apenas a sociedade, e, ainda assim, somente ali onde o
povo se organiza com autonomia.
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