Todos
que creem em Cristo e O confessam como Bartimeu confessou, constitui-se uma
pedra do templo erguido em louvor a Deus ”A saber: Se com a tua boca
confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou
dentre os mortos, serás salvo” ( Rm 10:9 ); ”Segundo a graça de Deus
que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica
sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele” ( 1Co 3:10
); “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que
Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem
ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente
sois edificados para morada de Deus em Espírito” ( Ef 2:20 -22).
“Depois,
foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande
multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho,
mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer:
Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que
se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de
mim. E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe:
Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se,
e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o
cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te
salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho” ( Mc 10:46 -52)
O
clamor de Bartimeu
O
evangelista Marcos narra um milagre operado por Jesus quando deixava a cidade
de Jericó: a cura do cego Bartimeu.
Jesus
estava deixando a cidade de Jericó juntamente com os seus discípulos e uma
grande multidão O seguia. Pelo caminho em que Jesus passou havia um cego por
nome Bartimeu, filho de Timeu, que estava assentado à beira do caminho
mendigando.
Quando
Bartimeu ouviu que era Jesus de Nazaré que passava, começou a clamar
dizendo: - “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!”. A
narrativa deste milagre decorre do fato de Bartimeu ter ouvido que era Jesus de
Nazaré que passava.
Há
dois pontos dignos de análise nesta narrativa:
a)
O cego ouviu que era Jesus de Nazaré que passava, e;
b)
O cego clamou por Jesus, Filho de Davi.
Por
que o cego clamou dizendo: - “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de
mim”, em vez de clamar: “Jesus de Nazaré, tem de misericórdia de
mim!”? O texto deixa explícito que Bartimeu ouviu que Jesus de Nazaré
passava. Há algo significativo no fato dele ter clamado ‘Filho de Davi’, e não
‘Jesus de Nazaré’?
Analisemos!
Se Bartimeu fizesse referência à pessoa de Cristo como ‘Jesus de Nazaré’,
estaria admitindo, com base no que era divulgado pelo povo, que Jesus era o
filho de José, aquele que residia em Nazaré, uma cidade da Galiléia ( Lc 1:26
). Ao admitir que Cristo era ‘Jesus de Nazaré’, Bartimeu estaria somente
vinculando a pessoa de Cristo ao carpinteiro José, marido de Maria, ou que
Cristo era um profeta.
A
bíblia nos aponta que a concepção do povo era: a) Jesus é o filho do
carpinteiro José, e; b) Jesus é um dos profetas “E, chegando Jesus às
partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem
dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista;
outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas” ( Mt 16:13-14
); ”E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós
conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu?” ( Jo 6:42 ). Mas, afirmar
que Jesus é o Filho de Davi é admitir que as Escrituras cumprem-se
especificamente na pessoa de Jesus.
Quando
o cego Bartimeu clamou dizendo: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de
mim”, num mesmo brado estava rogando e admitindo que Jesus de Nazaré era o
Filho de Deus que havia de vir ao mundo conforme o previsto nas Escrituras.
Na
declaração daquele homem cego havia inúmeras implicações. Se homem de Nazaré,
era o Filho de Davi, era o Filho de Deus e tinha direito a se assentar no trono
de Davi seu Pai. Admitir que Cristo era o Filho de Davi era o mesmo que
confessar que Cristo era o Messias prometido nas sagradas escrituras pelos
profetas, nascido da descendência de Davi segundo a carne e Filho de Deus, pois
o seu próprio pai na carne, em espírito, O chamou de Senhor
dizendo: “DISSE o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita,
até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés” ( Sl 110:1 ; Mt
22:43 ).
A
repreensão de muitos
Diante
do clamor do cego Bartimeu, muitos o repreendiam para que se calasse.
Os
que repreenderam o cego, estavam incomodados com o barulho que o cego estava
fazendo, ou estavam incomodados com a declaração do filho de Timeu?
Para
resolver este impasse, temos que nos socorrer de outras passagens da Bíblia.
Certa
feita Jesus foi ao templo e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo
e, após motivar o que havia feito citando as escrituras ( Mt 21:13 ), curou
muitos cegos e coxos que foram ter com Ele ( Mt 21:14 ). Quando os principais
dos sacerdotes viram as maravilhas que Cristo estava realizando e as
criancinhas que clamavam dizendo: - “Hosana ao Filho de Davi”,
indignaram-se e questionaram a Jesus dizendo: - “Ouves o que estes
dizem?” ( Mt 21:16 ), ao que Jesus respondeu citando as escrituras: - “Sim;
nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o
perfeito louvor?” ( Mt 21:16 ).
Fica
claro no texto de Mateus 21 que a indignação dos principais dos sacerdotes e
dos escribas repousava no fato de as criancinhas declararem abertamente ser
Jesus o Filho de Davi. Como as crianças não eram passíveis de reprimenda frente
ao que declaravam, os religiosos Judeus voltaram-se contra Cristo exigindo uma
posição.
Existe
um paralelo entre a narrativa das criancinhas que clamavam ‘Hosana ao
Filho de Davi’ e o que clamou Bartimeu: ‘Jesus, Filho de Davi, tende
misericórdia de mim’.
A
repreensão que fizeram contra o cego também era em função do que ele declarava,
e não por algum incomodo em virtude de Bartimeu estar gritando, ou seja, para
muitos dentre a multidão que seguia para Jerusalém, o escândalo não eram os
gritos de Bartimeu, antes o que ele dizia “Para os que estavam ouvindo os
ensinos do Jesus todo esse escândalo era uma ofensa” Barclay, William,
Comentário do Novo Testamento, Tradução de Carlos Biagini, pág. 259.
É
patente nas Escrituras! Os escribas e fariseus deixavam transparecer grande
indignação e reprimenda diante de qualquer possibilidade de se admitir que
Jesus era o Cristo, o Filho de Davi: “Trouxeram-lhe, então, um
endemoninhado cego e mudo; e, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e
via. E toda a multidão se admirava e dizia: Não é este o Filho de
Davi? Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios
senão por Belzebu, príncipe dos demônios” ( Mt 12:22 -24).
Quando
o apóstolo Paulo estava em Tessalônica, por três sábados consecutivos foi à
Sinagoga disputar com os judeus sobre as escrituras ( At 17:2 ). Mas, pelo fato
de o apóstolo expor que Jesus era o Cristo, demonstrando nas escrituras que
convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse, os judeus rebeldes inflamaram
a multidão contra o apóstolo ( At 17:3 e 5).
Se
Bartimeu houvesse gritado conforme o que havia ouvido: - ‘Jesus de Nazaré,
tem misericórdia de mim’, ninguém o havia reprimido, mas por ter admitido e ao
mesmo tempo anunciado ser Jesus o Filho de Davi, foi repreendido para que se
calasse.
Bartimeu
sabia muito bem o que estava gritando à beira do caminho, o que contraria o
posicionamento de Barcley: “Bartimeu não sabia muito bem quem era Jesus.
Chamava-o insistentemente Filho de Davi. Este era um título messiânico, mas seu
significado evocava a ideia de um Messias conquistador, um Rei da linha de
Davi, que levaria Israel à recuperação de sua grandeza como povo. Esta
concepção do rol de Jesus era muito inadequada. Mas Bartimeu tinha fé e a fé
que tinha cobriu qualquer engano teológico no que pôde ter incorrido. Não nos é
exigido que entendamos à perfeição de quem é Jesus. Em última análise, ninguém
jamais pode obter tal coisa. O que nos pede é que tenhamos fé. Um escritor de
imensa sabedoria há dito: ‘Devemos esperar que o povo pense, mas não querer que
se façam teólogos antes de fazer-se cristãos’. O cristianismo começa em nós
quando reagimos diante da pessoa de Jesus, e quando esta nossa reação é de
amor, um sentimento instintivo de que alguém é capaz de sair ao encontro de
nossa necessidade. Até se nunca chegamos a ser capazes de elaborar
teologicamente as coisas, essa resposta instintiva, esse grito que sai da alma,
é mais que suficiente” Barclay, William, Comentário do Novo Testamento,
Tradução de Carlos Biagini, pág. 261.
A
cada passo a caminho de Jerusalém o Filho de Davi estava a conquistar a vitória
sobre a morte, o mundo e o inferno para humanidade ( Ap 1:17 -18). Jesus
não exige um grito instintivo da alma, antes é necessário confessá-Lo conforme
diz o apóstolo Paulo: “O qual antes prometeu pelos seus profetas nas
santas escrituras, acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi
segundo a carne, declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de
santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor” (
Rm 1:2 -4). Bartimeu não equivocou-se quanto a Cristo, pois dele disse um
anjo ”Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus
lhe dará o trono de Davi, seu pai” ( Lc 1:32 ).
Tal
confissão era tão reprimida pelos judeus religiosos que, se alguém admitisse
ser Jesus o Cristo, expulsavam a pessoa da sinagoga. Era divulgado ao povo a
proibição de declarar que Jesus de Nazaré era o Cristo ”Seus pais disseram
isto, porque temiam os judeus. Porquanto já os judeus tinham resolvido que, se
alguém confessasse ser ele o Cristo, fosse expulso da sinagoga” ( Jo 9:22
).
Depois
que o apóstolo Pedro confessou ser Jesus o Cristo Filho de Deus, este
recomendou aos seus discípulos para que a ninguém anunciassem esta verdade,
porque Ele bem sabia dos riscos que os discípulos estariam sujeitos se
declarassem abertamente que Jesus era o Filho de Davi ( Mt 16:20 ; Jo 17:12 ).
Quando
Jesus curou um cego de nascença, declarou ser o Filho do homem, e o ex-cego
creu e O adorou ( Jo 9:38 ). Foi então que Jesus declarou a sua
missão: “Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem
vejam, e os que veem sejam cegos” ( Jo 9:39 ).
Naquele
evento o cego viu primeiro a luz do sol e, quando Jesus revelou-se, ele viu a
luz da vida ( Jo 1:4 ). Quando o cego passou a enxergar, somente aumentou a
descrença e a fúria dos judeus ( Jo 9:18 ). Quando Jesus anunciou abertamente
ao outrora cego ser o Cristo, houve alegria no céu, pois um pecador mudou o seu
conceito (arrependeu-se): passou a honrar o Filho da mesma forma que honrava o
Pai ( Jo 14:1b ), pois creu em Jesus e o adorou ( Jo 5:23 ).
E
por que Jesus não declarava abertamente ser o Cristo? Porque de modo algum eles
creriam ”És tu o Cristo? Dize-no-lo. Ele replicou: Se vo-lo disser, não o
crereis” ( Lc 22:67 ). Quando Jesus declarou abertamente ser o Cristo, O
crucificaram ( Mt 26:63 ).
Por
que reprimiram Bartimeu? Porque os judeus julgavam que qualquer que se fizesse
Filho de Deus devia morrer ( Jo 19:7 ; Mt 26:65 -68), e Bartimeu estava
declarando que Jesus era o Cristo. Se Bartimeu tivesse chamado Jesus de
profeta, Galileu ou de Nazareno, não haveria problema algum para com os judeus
( Jo 7:40 44).
Não
havia problema algum em chamar Jesus de ‘Jesus de Nazaré’, pois os doutores da
lei reputavam que, segundo o que entendiam das Escrituras, ‘da Galiléia
não surge profeta’ ( Jo 7:52 ; Jo 1:46 ). Para eles a questão estava
resolvida, pois se da Galiléia não vinha profeta, segue-se que de lá também não
viria o Cristo, pois o Cristo, além de ser Filho de Davi, também seria profeta.
Estavam
equivocados, pois se esqueceram da profecia que diz: “Mas a terra, que foi
angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de
Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao
caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações” ( Is 9:1 ).
Quando
Jesus falou abertamente em uma festa judaica (Festa dos Tabernáculos), algumas
pessoas de Jerusalém começaram a questionar o posicionamento das autoridades
religiosas do local: “Então alguns dos de Jerusalém diziam: Não é este o
que procuram matar? E ei-lo aí está falando abertamente, e nada lhe dizem.
Porventura sabem verdadeiramente os príncipes que de fato este é o
Cristo?” ( Jo 7:25 -26). Em seguida apresentam o posicionamento que
adotaram: “Todavia bem sabemos de onde este é; mas, quando vier o Cristo,
ninguém saberá de onde ele é” ( Jo 7:27 ), ou seja, eles não admitiam que
Jesus de Nazaré podia ser o Cristo.
Certa
feita Jesus estabeleceu uma celeuma entre os judeus enquanto ensinava, pois
estavam presentes fariseus e doutores da lei que vieram de todas as aldeias da
Galiléia, Judéia e Jerusalém, quando Jesus disse a um homem paralítico que os
pecados dele estavam perdoados ( Lc 5:17 ). Como começaram a murmurar,
duvidando do poder de Jesus “E os escribas e os fariseus começaram a
arrazoar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados,
senão só Deus?” ( Lc 5:21 ), Jesus lhes propôs o seguinte problema:
- “Que arrazoais em vossos corações? Qual é mais fácil? dizer: Os teus
pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda?” ( Lc 5:22 -23).
Em seguida foi dito: - “Ora, para que saibais que o Filho do homem tem
sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo:
Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa” ( Lc 5:24 ). O milagre
ocorreu e os escribas e doutores da lei apenas ficaram admirados.
Diante
de tamanho poder (de perdoar pecados e curar), era para eles terem se rendido e
confessado: - ‘Jesus, tu és o Cristo, o Filho de Deus que havia de vir ao
mundo!’.
Jesus
te chama
Quando
Jesus parou e mandou que chamassem Bartimeu, foram ao cego e disseram:
- “Tende bom animo; levanta-te, que ele te chama”. De imediato o cego
Bartimeu lançou de si a sua capa, levantou-se e foi ter com Jesus.
Aqui
é necessário nos determos novamente. Há algum significado específico na capa de
Bartimeu?
Há
quem repute que a capa de Bartimeu representava o pecado, o medo, os vícios, a
idolatria, o mal, ou tudo que possa haver de ruim na vida de uma pessoa. Ora,
se a capa é uma figura, não pode representar diversas coisas ao mesmo tempo. A
capa não pode ser o pecado, pois não há representação do pecado com
vestimentas, o pecado é representado na bíblia por condições, como: escravidão,
trevas, cegueira, carne, desobediência.
Diante
de toda a riqueza que o texto nos apresenta, a capa de Bartimeu não deve ser
considerada como uma figura a ser interpretada, da mesma forma que a pedra que
foi removida da porta do túmulo de Lázaro também não é uma figura a ser
interpretada. Tais elementos não representam qualquer ideia, figura, conotação,
enigma, etc. O empenho em dar significado à capa de Bartimeu simplesmente
ofusca a confissão que ele fez diante do povo.
Antes
de lançar de si a capa, Bartimeu já havia feito a mesma confissão que o eunuco
da rainha de Candace, ao dizer: - “Creio que Jesus Cristo é o Filho de
Deus” ( At 8:37 ), e isto o tornou apto a ser batizado nas águas.
Bartimeu
já havia se arrependido e estava produzindo frutos dignos da mudança de
concepção antes mesmo de lançar de si a capa ”Produzi, pois, frutos dignos
de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai;
porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a
Abraão” ( Lc 3:8 ); “Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus
sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu
nome” ( Hb 13:15 ).
Quando
Bartimeu chegou diante de Jesus, foi lhe feita a seguinte pergunta: - “Que
queres que te faça?”. Foi neste exato momento que Bartimeu reafirmou a sua
confissão, ao adorá-Lo dizendo: - “Mestre, que eu tenha vista” ( Mc
10:51 ). Aos moldes do leproso e da mulher que tinha uma filha possessa,
Bartimeu adorou o Filho de Davi ao dizer: “Mestre, que eu tenha vista”;
– ”E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres,
podes tornar-me limpo” ( Mt 8:2 ); ”Então chegou ela, e adorou-o,
dizendo: Senhor, socorre-me!” ( Mt 15:25 ).
Nenhum
cego em sã consciência aproxima-se de um homem e pede a visão, pois isto é
impossível aos homens. Aquela seria a oportunidade de pedir uma esmola, um
favor, etc., mas o cego Bartimeu pediu a visão, o que é o mesmo que reconhecer
Jesus como Deus.
A
Fé que salva
A
resposta de Cristo foi maravilhosa: - “Vai, a tua fé te salvou”, e
logo o cego Bartimeu viu e seguiu pelo caminho ( Mc 10:52 ).
Temos
mais uma questão a tratar! Que fé salvou Bartimeu? Por que Jesus disse ‘a tua
fé te salvou’ e não disse: ‘a tua fé te curou’? Ser curado é o mesmo que ser
salvo?
Quando
Jesus disse: “A tua fé te salvou”, estava reafirmando a confissão de
Bartimeu, de que ela estava firmada na verdade, pois foi o Filho de Davi que
operou salvação e cura. Jesus, o Filho de Davi anunciado nas Escrituras é a Fé
manifesta que realizou a salvação e a cura de Bartimeu ( Gl 3:23 -25).
A
Fé que salvou diz do Firme Fundamento, pois Bartimeu estava fundado e firmado
em Cristo ( Cl 1:23 ; Hb 11:1 ). Quando Jesus perguntou: “Que queres que
te faça”, Bartimeu ratificou a sua confissão dizendo: “Mestre, que eu
tenha vista”.
Cristo
é a Fé que foi dada aos santos, e é por Ele que os cristãos devem batalhar
demonstrando ser Ele o Cristo, o Filho de Deus que havia de vir ao mundo ( Jd
1:3 ; Rm 1:2 -4). É em Cristo que o cristão deve permanecer fundado e firmado,
pois Ele se revelou ao mundo como a Luz da vida! Foi Cristo que operou a
salvação de Bartimeu, pois a confissão de Bartimeu é a ‘pedra’ sobre a qual
Jesus edificou a sua igreja.
Enquanto
os homens diziam que Cristo era um dos profetas, o apóstolo Pedro confessou que
Jesus era o Cristo, o Filho do Deus vivo. Diante da confissão de Pedro, Jesus
lhe disse: - “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou
a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus” ( Mt 16:17 ). Como o
apóstolo Pedro disse ser Jesus o Filho do Deus vivo, Jesus igualmente admitiu
que o seu discípulo era Pedro “Pois também eu te digo que tu és Pedro…” ( Mt
16:18 ), e em seguida apresenta o artigo de Fé, a pedra fundamental sobre a
qual a igreja de Cristo é edificada: “… sobre esta pedra (confissão que
refere-se a pessoa de Cristo) edificarei a minha igreja, e as portas do inferno
não prevalecerão contra ela” ( Mt 16:18 ).
Por
que Jesus disse que Simão era ‘Pedro’? Porque quando Pedro admitiu que Jesus
era o Cristo, achegou-se a Ele e tornou-se ‘pedra viva’, templo e morada de
Deus: ”Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra
edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra
ela” ( Mt 16:18 ); “E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada,
na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como
pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer
sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo” ( 1Pe 2:4 -5).
Todos
que creem em Cristo e O confessam como Bartimeu confessou, constitui-se uma
pedra do templo erguido em louvor a Deus ”A saber: Se com a tua boca
confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou
dentre os mortos, serás salvo” ( Rm 10:9 ); ”Segundo a graça de Deus
que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro
edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele” ( 1Co 3:10
); “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que
Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem
ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente
sois edificados para morada de Deus em Espírito” ( Ef 2:20 -22).
Qualquer
que admitir (confessar) que Cristo é o Filho do Deus vivo, honra o Filho,
portanto é ‘pedra viva’, porque são criados em verdadeira justiça e santidade,
ou seja, conforme a pedra eleita e preciosa, que é Cristo”Qualquer que
confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus” (
1Jo 4:15 ; Rm 10:9 ).
Confissão - palavra
grega que significa falar a mesma coisa, consentir, concordar, admitir,
declarar o que realmente é acerca de algo em decorrência de profunda convicção
dos fatos.
A
confissão se dá quando o homem se depara com o Firme Fundamento, que é Cristo (
Hb 11:1 ). Embora Bartimeu ainda não tivesse visto o Cristo, contudo, creu
n’Ele como o Filho de Davi, o que correspondia à verdade das Escrituras, pois
Jesus é o Filho do Deus vivo.
Mesmo
diante das boas novas anunciadas por Filipe, para fazer a mesma confissão de
Bartimeu; de que Jesus de Nazaré era o Cristo, Natanael precisou ver um milagre
da parte de Jesus: “Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado
aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de
José (…) Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e
disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da
figueira. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o
Rei de Israel” ( Jo 1:45 e 44-45).
Enquanto
Natanael duvidou das palavras de Filipe dizendo: - “Pode vir alguma coisa
boa de Nazaré?” ( Jo 1:46 ), Bartimeu, que nada via, bastou ouvir que
‘Jesus de Nazaré’ passava e creu ser Ele o Cristo.
Tal
abordagem se fez necessária para demonstrar que o evangelista Lucas apresentou
Jesus a Teófilo como o Filho de Deus e não como um milagreiro. Através da
narrativa da cura de Bartimeu ele evidenciou a questão central defendida no
Novo Testamento. Portanto, é maravilhoso demonstrar que Cristo curou Bartimeu,
mas não podemos deslocar a ênfase do texto que está em: Bartimeu confessar que
Cristo é o Filho de Davi. E por isso mesmo Poderoso para realizar o milagre.
Enfatizar
somente ‘milagres’ é descartar o artigo de Fé (confissão): ‘Jesus é Deus’. É
lançar uma semente diversa daquela que produz vida, pois milagres não salvam,
como se lê: “E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos
fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a
Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos
ressuscite” ( Lc 16:30 -31); “ Ai de você, Corazim! Ai de você,
Betsaida! Porque se os milagres que foram realizados entre vocês o fossem em
Tiro e Sidom, há muito tempo elas teriam se arrependido, vestindo roupas de
saco e cobrindo-se de cinzas. Mas no juízo haverá menor rigor para Tiro e Sidom
do que para vocês. E você, Cafarnaum: será elevada até ao céu? Não; você descerá
até o Hades”! ( Lc 10:13 -15).
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