sexta-feira, 23 de março de 2012

Igreja Universal acusa Valdemiro Santiago de espalhar mentiras sobre a saúde de Edir Macedo, mas informações são contraditórias


Após a polêmica reportagem de 30 minutos no Domingo Espetacular, mais um capítulo da guerra entre a Igreja Universal do Reino de Deus, liderada pelo Bispo Edir Macedo, e a Igreja Mundial do Poder de Deus, liderada pelo Apóstolo Valdemiro Santiago. A denominação do dono da Rede Record voltou a atacar o ex-bispo de sua igreja e hoje fundador da maior rival no segmento neopentecostal.

Na tarde desta segunda-feira, 19 de março de 2012, o Bispo Edir Macedo publicou um link de um vídeo em sua página no Twitter, onde mostra o programa “Palavra Amiga”, exibido na internet pela igreja e na rede de rádios Aleluia, também da denominação. No vídeo, o Bispo Adilson Silva, apresentador da “IURDTV”, emissora online da Igreja Universal, pede para que os telespectadores divulguem o programa de todas as formas possíveis porque este seria especial, voltado principalmente para comentar a saúde de Edir Macedo. Assista ao vídeo abaixo com o programa na íntegra:





O programa convidou a doutora Eunice Higuchi, formada em 1974 pela USP, que cuida da saúde do líder da Igreja Universal, para desmentir supostos boatos sobre a saúde do Bispo Macedo. Segundo o Bispo Adilson Silva “tem havido muita especulação em cima” e demonstrou uma pergunta do site Yahoo Perguntas como prova. O serviço recebe perguntas diversas de quaisquer internautas que se disponha a cadastrá-la. A pergunta em questão foi feita há 3 anos pelo usuário Daniel Barcelar e pode ser vista abaixo:


Imagem da pergunta original utilizada na acusação. (Foto: Yahoo Perguntas)

Após a leitura de uma série de exames e a afirmação de que o Bispo Edir Macedo estaria com a saúde em bom estado e sem nenhum vestígio de câncer ou outra doença, o Bispo Adilson Silva acusou o Apóstolo Valdemiro Santiago de ter criado a mentira e espalhado através de seu programa de TV. Ele exibiu um trecho de um vídeo onde o líder da Igreja Mundial ataca: “Eu estou falando para quem? Eu estou falando para a igreja da ‘fogueirinha’, da Record lá que fica perseguindo, falando besteira, um monte de abobrinha. Estou falando para aqueles doentes lá que estão desenganados com o demônio comendo o fígado deles, o pâncreas e não toma juízo.” Um texto, não existente no vídeo original, foi exibido na frente da imagem dizendo “Valdemiro falando que BP MACEDO está com câncer!”

Embora o vídeo seja usado como prova contra Valdemiro Santiago, a pergunta feita pelo usuário Daniel Bacelar foi feita antes das afirmações do apóstolo, que foi ao ar na tarde do dia 20 de fevereiro de 2012, quando o ex bispo da Igreja Universal, em seu espaço ao vivo na Rede TV!, criticou a cúpula da Record pelo espaço dado na programação para o carnaval e a falta de espaço para as igrejas. Confira o vídeo com cenas do programa original com o ataque de Valdemiro Santiago e acusações contra Edir Macedo:



Em uma busca no Google, na noite deste dia 19 de março para encontrar sites que falem sobre as palavras “Edir Macedo” e “câncer”, é possível visualizar cerca de 380 mil páginas online com o tema, a maioria absoluta de antes da afirmação de Valdemiro Santiago ao vivo na Rede TV!. Na verdade, o boato de que o líder da Igreja Universal estaria doente teria sido criado originalmente pela Carta Capital e divulgada pela Folha de São Paulo há 3 anos, época da pergunta do usuário Daniel Barcelar que foi demonstrada no programa. Na ocasião, a revista afirmou que o bispo teria sido submetido a uma cirurgia no pâncreas e estaria com a saúde debilitada e por isso o sucessor de Edir Macedo, o Bispo Romualdo Panceiro, estaria passando os bens da Igreja Universal para seu nome, o que teria feito Macedo se sentir traído.

Na época, a Igreja Universal já havia negado a informação da Carta Capital afirmando que “não procede” e “é infundada”, no mesmo dia o próprio Bispo Edir Macedo publicou uma nota em seu blog pessoal desmentindo a informação e afirmando que é uma mentira. O Bispo ainda concedeu uma entrevista ao Jornal da Record desmentindo a afirmação e creditando à Folha de São Paulo a criação da mesma. Na época ambas as emissoras estavam em uma grande disputa judicial. Assista abaixo o trecho onde Edir Macedo nega estar doente:

Após o episódio a Carta Capital apagou a publicação de seus arquivos (leia na íntegra aqui) e a Folha colocou-a restrita para que apenas seus assinantes possam ler. Coincidentemente, tanto a publicação da Folha e da Carta Capital quanto as respostas da Igreja Universal do Reino de Deus e do Bispo Edir Macedo fizeram três anos no último domingo, dia 18 de março.



O Gospel+ procurou a Igreja Universal para comentar o caso, mas ninguém foi encontrado para responder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

REFLITA - VEJA COMO É SUA VIDA!