As Sete Igrejas do Apocalipse
'Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito
diz às igrejas' Ap 3:22
As sete igrejas do Apocalipse referem-se a igrejas literais descritas no Apocalipse, capítulos 2 e 3. Essas igrejas cristãs estavam localizadas na Ásia Menor durante a época do Império Romano. Embora as igrejas reais deixassem de prosperar nos séculos de controle muçulmano, depois dos romanos, há vestígios arqueológicos de todos os sete locais existentes na atual Turquia.
As sete igrejas do Apocalipse referem-se a igrejas literais descritas no Apocalipse, capítulos 2 e 3. Essas igrejas cristãs estavam localizadas na Ásia Menor durante a época do Império Romano. Embora as igrejas reais deixassem de prosperar nos séculos de controle muçulmano, depois dos romanos, há vestígios arqueológicos de todos os sete locais existentes na atual Turquia.
Significado Último das Sete Igrejas
São igrejas literais do primeiro século
dC. No entanto, elas também têm um significado espiritual para as igrejas e
crentes de hoje. O objetivo principal de João ao escrever as cartas para as
Sete Igrejas, era entregar um "boletim" de Cristo para as igrejas da
época. Um segundo propósito dos escritos inspirados de João era descrever sete tipos
de igrejas (e crentes) que surgiria uma e outra vez ao longo da história. As
breves cartas às igrejas do Apocalipse, estão como lembretes comoventes para os
seguidores de Cristo.
(1) Éfeso (Apocalipse 2:1-7) - a igreja
que havia abandonado seu primeiro amor (2:4).
O primeiro amor que caracterizou a
Efésios era o zelo e ardor com que abraçaram a sua salvação como eles
perceberam que amava a Cristo porque Ele os amou primeiro (1 João 4:19) e que
era na verdade Seu amor por eles que os fizera "a vida juntamente com
Cristo." Então, eles foram esmagados pela alegria que veio da compreensão
de seu ex-estado de mortos em delitos e pecados, e sua vida nova em Cristo, que
exibiu o fruto da alegria (Efésios 2:1-5 ). Por causa do grande amor de Deus
para os Efésios, eles foram "vivificados em Cristo" e que a vida nova
foi exibida na paixão de gratidão. Essa paixão pelo Salvador transbordou para o
outro e para aqueles na cultura em que habitavam, corruptos como erma.
Jesus elogia os Efésios por suas muitas
obras boas e trabalho duro. Eles testaram os professores para ver se suas
profissões eram reais; eles suportaram as dificuldades e perseveraram sem
cansar. Mas eles haviam perdido o seu calor e zelo por Cristo, e quando isso
aconteceu, eles começaram a "passar" os movimentos de boas obras,
motivadas não pelo amor por Cristo, mas pelas próprias obras. O que antes era
uma relação de amor foi resfriado em mera religião. Sua paixão por Ele se
tornou pouco mais do que a ortodoxia fria.
Rodeado pelo paganismo e falsos mestres,
a igreja de Éfeso teria tido uma ampla oportunidade para corrigir a falsa
doutrina e confrontar os professores heréticos. Em vez de seguir a Cristo
com a devoção que mostrou uma vez, como uma noiva que segue o seu noivo
"através do deserto" (Jeremias 2:2), Efésios estava em perigo de cair
longe de Cristo completamente. É por isso que Ele adverte aqueles que têm
"ouvidos para ouvir" para provar a realidade de sua salvação,
devolvendo a Ele e reacendendo o amor que tinha começado a esfriar. Sem dúvida,
havia entre os Efésios aqueles cuja profissão era falsa e cuja audiência havia
se tornado entorpecida. Ele adverte o resto para não segui-los, mas se
arrepender e voltar para Ele com a paixão que tinha por Ele no inicio da vida
cristã.
Enfrentamos os mesmos desafios no
século XXI. Há poucas igrejas que não estão sujeitas, e em perigo de, uma certa
quantidade de falsos ensinamentos. Mas Jesus nos chama para falar a verdade em
amor (Efésios 4:15), e para não deixar que a frustração de falso ensino domine
acima do amor de Cristo em nós (Efésios 4:31-32). O nosso primeiro amor é
o amor que Cristo nos dá a Deus e uns aos outros. Devemos ser zelosos pela
verdade, mas que o zelo deve ser temperado de modo que estamos sempre
"falando a verdade em amor, vamos em todas as coisas crescer dentro Dele
que é o chefe, isto é, Cristo" (Efésios 4:15 ).
Quem eram os Nicolaitas? Ap 2:6
A origem exata dos nicolaítas é clara.
Alguns comentaristas da Bíblia acreditam que eles eram uma seita herética que
seguia os ensinamentos de Nicolas-cujo nome significa "aquele que
conquista as pessoas", que foi possivelmente um dos diáconos da igreja
primitiva mencionado em Atos 6:5. É possível que Nicolas tornou-se um apóstata,
negando a verdadeira fé e se tornou parte de um grupo seguindo "a doutrina
de Balaão", que ensinou Israel "pecar por comer carne imolada aos
ídolos e cometer imoralidade sexual." Clemente de Alexandria diz:
"Eles entregaram-se ao prazer como cabras, levando uma vida de
auto-indulgência." A graça de ensino pervertido é substituída pela
liberdade com licenciosidade.
Outros comentaristas acreditam que
estes nicolaítas não foram chamados a partir de qualquer homem, mas a partir do
Nicolah palavra grega, que significa "vamos comer", como eles muitas
vezes incentivados uns aos outros para comer coisas sacrificadas aos ídolos.
Qualquer que seja a teoria é verdadeira, é certo que as obras dos nicolaítas
eram uma abominação a Cristo. Eles, como os gnósticos e outros falsos mestres,
abusaram da doutrina da graça e tentaram introduzir licenciosidade em seu lugar
(2 Pedro 2:15, 19; Judas 1:4).
Jesus elogia a igreja de Éfeso por
odiar as obras dos nicolaítas, como ele faz (Apocalipse 2:6). Sem dúvida, os
líderes da igreja de Éfeso protegeram o seu rebanho a partir dessas heresias
destruidoras e evitaram que as suas pessoas cometessem os mesmos atos
malignos. Todo o pecado é odioso a Cristo, como deve ser aos Seus seguidores,
como odeio obras dos homens maus, e não os próprios homens. Para a igreja de
Pérgamo, Jesus não tinha elogios, mas censura. Ao contrário de Efésios, que
realmente abraçou os ensinamentos dos nicolaítas (Apocalipse 2:15). Jesus
adverte que se não se arrependerem, eles estão em perigo de o julgamento que é
certo para cair sobre aqueles que ensinam falsa doutrina, atacar Sua Igreja, e
destruir Seu povo. A espada do julgamento está pairando sobre suas cabeças, e
sua paciência não é ilimitada (Apocalipse 2:16; 19:15).
A lição para nós é que a igreja do
Senhor Jesus ao longo dos tempos tem sido assolado por aqueles de espírito
nicolaíta. A única maneira de reconhecer o falso ensino é estar intimamente
familiarizado com a Verdade através do estudo diligente da Palavra de Deus.
(2) Esmirna (Apocalipse 2:8-11) - a
igreja que sofreria perseguição (2:10).
Tanto Esmirna como Filadélfia
estão cercadas por aqueles que afirmam ser cristãos, mas não são. Porque Smyrna
é mais verdadeiramente justa do que algumas outras igrejsa do fim dos
tempos, Satanás odeia e traz pesada perseguição religiosa sobre eles. Eles
podem ser alguns daqueles citados em Daniel 11 que mostram força diante de
tanta perseguição e "realizam grandes façanhas."
Smyrna sofre perseguição por dez dias.
Quanto tempo é esse? Apocalipse 2:10 ; Daniel 1:12 , 14; Números 14:34 ; João
16:33 .
Daniel e seus companheiros comeram
vegetais durante dez dias literais, então talvez esta perseguição durará dez
dias também. Por outro lado, Deus às vezes usa um dia para representar um ano,
talvez por isso Smyrna terá de enfrentar dez anos de perseguição. Daniel
11:32-35 indica "muitos dias", "alguns dias" (A Bíblia
enfatiza) ou "para alguns tempo "(The New American Bible). Os
comentários dizem que ele poderia ser metafórico, significando "um curto
espaço de tempo." Nesse caso, devemos esperar o melhor e se preparar para
o pior! Jesus diz que aqueles que são Dele vai sofrer perseguição, mas não
devemos temer, pois Ele venceu o mundo . Ele vai nos ver através dele.
A Pedra Branca Ap 2:17
O significado da pedra branca é um
mistério para os estudiosos da Bíblia. No entanto, várias interpretações foram
oferecidas:
• Na Grécia
antiga, os membros do júri lançariam uma pedra branca para significar uma
absolvição, enquanto uma pedra negra proclamava o réu culpado. A fraqueza dessa
interpretação é que as pedras lançadas nos tribunais não têm nomes inscritos
nelas.
• Um pequeno objeto chamado de "tessera", feito de madeira, pedra, barro ou osso, transmitia privilégios especiais para seu proprietário. Os antigos romanos usavam tesselas como fichas de admissão para eventos na arena. No entanto, tesselas não tem que ser de cor branca, e a durabilidade dos materiais utilizados, é questionável.
• Uma pedra branca era freqüentemente usada como um amuleto ou encanto. No entanto, este costume foi associado com feitiçaria, por isso seria estranho se a Bíblia usasse como um símbolo de salvação.
• Outra interpretação tem a ver com o material de construção usado durante o tempo em que João escreveu o Apocalipse. Edifícios importantes foram feitos geralmente de mármore branco, incluindo o templo de Esculápio em Pérgamo (a cidade da igrejaa que Jesus está se dirigindo em Apocalipse 2:17). Em frente ao templo, foram feitos pilares de mármore branco, gravados com os nomes das pessoas supostamente curadas pelo deus.
• Um pequeno objeto chamado de "tessera", feito de madeira, pedra, barro ou osso, transmitia privilégios especiais para seu proprietário. Os antigos romanos usavam tesselas como fichas de admissão para eventos na arena. No entanto, tesselas não tem que ser de cor branca, e a durabilidade dos materiais utilizados, é questionável.
• Uma pedra branca era freqüentemente usada como um amuleto ou encanto. No entanto, este costume foi associado com feitiçaria, por isso seria estranho se a Bíblia usasse como um símbolo de salvação.
• Outra interpretação tem a ver com o material de construção usado durante o tempo em que João escreveu o Apocalipse. Edifícios importantes foram feitos geralmente de mármore branco, incluindo o templo de Esculápio em Pérgamo (a cidade da igrejaa que Jesus está se dirigindo em Apocalipse 2:17). Em frente ao templo, foram feitos pilares de mármore branco, gravados com os nomes das pessoas supostamente curadas pelo deus.
• Uma das
explicações mais aceitas da pedra branca tem a ver com peitoral do sumo
sacerdote, que continha doze pedras. Cada uma dessas pedras tinha o nome de uma
das doze tribos de Israel gravado nele (Êxodo 28:21). Como ele ministrava no
templo, o sumo sacerdote trazia os nomes do povo de Deus na presença de Deus. Da
mesma forma, a "pedra branca" com o nome do crente escrito por ele
poderia ser uma referência a nossa posição na presença de Deus.
• Outra
explicação difundida sugere que a pedra branca pode ser uma pedra translúcida
precioso como um diamante. A palavra traduzida como "branco" em
Apocalipse 2:17 é leukos e também pode significar "brilhante,
brilhante." Esta interpretação sustenta que na pedra está escrito o nome
de Cristo, não o nome do crente. Apocalipse menciona que o nome de Cristo está
escrito na testa dos santos (Apocalipse 3:12, Apocalipse 14:1, e Apocalipse
14:20).
O melhor
sentido da pedra branca, provavelmente tem a ver com o antigo costume romano de
concessão de pedras brancas para os vencedores de jogos atléticos. O vencedor
de um concurso era premiado com uma pedra branca com seu nome inscrito nele.
Isso serviu como seu "bilhete" para um banquete de premiação
especial. Segundo essa visão, Jesus promete a entrada de vencedores para a
comemoração de vitória eterna no céu. O "novo nome" provavelmente se
refere ao trabalho do Espírito Santo de conformar os crentes à santidade de
Cristo (veja Romanos 8:29, 3:10 Colossenses).
(3) Pérgamo
(Apocalipse 2:12-17) - a igreja que precisava se arrepender (2:16). Onde estava
o trono de Satanás?
O Altar de
Pérgamo é uma estrutura maciça originalmente construído no século 2 aC, na
antiga cidade grega de Pergamon. O templo foi dedicado ao deus grego Zeus. O
Altar de Pérgamo, fora do Império Otomano. A partir do local da escavação
original, o líder da equipe alemã arqueológico por Carl Humann, e reconstruíu o
Museu Pergamon em Berlim, no século 19, onde pode ser visto ao lado de outras
estruturas monumentais como o Porta de Ishtar da Babilônia.
O altar tem um medidor de 113 (371 pés) friso escultórico representando a longo gigantomaquia, ou a luta dos deuses e os gigantes. Na mitologia grega, os Gigantes eram filhos de Ge (a mãe Terra primordial), que foi fertilizado pelo sangue de Urano e resultou de sua castração por Cronos.
O altar tem um medidor de 113 (371 pés) friso escultórico representando a longo gigantomaquia, ou a luta dos deuses e os gigantes. Na mitologia grega, os Gigantes eram filhos de Ge (a mãe Terra primordial), que foi fertilizado pelo sangue de Urano e resultou de sua castração por Cronos.
Hitler e o
altar de Zeus
Um arqueólogo
alemão Carl Humann, começaram a escavar o altar em Sept.9, 1878. O altar voltou
à Alemanha e foi reconstruído. Kaiser Wilhelm II celebrou a sua edificação em
Berlim, em 1902. Em 1933, Adolph Hitler foi eleito chanceler da Alemanha. Em
1934 ele tornou-se ditador e ordenou a construção da Tribuna no Zeppelin Field,
em Nuremberg para seus comícios nazistas.
O arquitecto, Albert Speer, usou o Altar de Pérgamo como o modelo para o Zeppelintribüne. O Púlpito do Führer estava no centro da tribuna, que foi construído de 1934-1937 por Adolph Hitler.
O arquitecto, Albert Speer, usou o Altar de Pérgamo como o modelo para o Zeppelintribüne. O Púlpito do Führer estava no centro da tribuna, que foi construído de 1934-1937 por Adolph Hitler.
(4) Tiatira
(Apocalipse 2:18-29) - a igreja que tinha uma falsa profetisa Jezebel
(2:20).
Você já ouviu
falar de alguém que vivia em Tiatira?. Em Atos 16:14 uma senhora chamada Lídia
morava lá. Ela era uma vendedora de púrpura, um pano roxo que foi tingido de
púrpura. Tiatira era o centro de uma indústria de tingimento. Muitos dos
primeiros cristãos lá estavam no negócio de tingimento.
A maior fonte
de lucro em Tiatira era um corante vermelho brilhante que os antigos chamavam
de roxo. Na verdade, não era púrpura, era vermelho, vermelho brilhante.
Tintureiros comerciais de produtos de lã naqueles dias eram membros de
associações comerciais. Isto expõe um problema para os cristãos - Também de
hoje que se juntam a alguns sindicatos.
As associações
de comércio adiantados em Tiatira realizavam refeições comuns em um templo
pagão e comiam comida que havia sido oferecida aos ídolos. Será que você come a
comida que havia sido oferecida aos ídolos? Não, se você é um cristão
verdadeiro, porque é descrito em muitos lugares na Bíblia que não devemos
fazer isso. Nessas grandes corporações comerciais, houve alegria e embriaguez e
todos os tipos de coisas. Uma mulher chamada Jezabel foi encorajar os cristãos
a ir em frente e se juntar a esses sindicatos, ir em frente e assistir a
estas festas. Porque o Senhor o protegeria de danos espirituais de qualquer
maneira. Então, comer beber e ser feliz é o que tem que ser feito para
ganhar a vida. Jesus descreve o problema de Jezabel em Apocalipse 2:20 "No
entanto, tenho contra ti. Que toleras Jezabel, que se chama profetisa Com os
seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual ea comerem
alimentos sacrificados aos ídolos. .
Aparentemente, a maioria da igreja tolerava ou permitia as heresias de Jezabel. Que cor Jezebel vestia? Vermelho. É interessante não é? A cor de Thyatira. O traje desta igreja apóstata.
Aparentemente, a maioria da igreja tolerava ou permitia as heresias de Jezabel. Que cor Jezebel vestia? Vermelho. É interessante não é? A cor de Thyatira. O traje desta igreja apóstata.
Apocalipse
2:21,22. "E dei-lhe tempo para se arrepender (Deus é paciente.) De sua imoralidade,
mas ela não está disposta. Assim que a porei numa cama de sofrimento, e eu
farei aqueles que cometem adultério com ela sofrer intensamente, a menos que se
arrependam de suas formas."
O julgamento trata da líder, Jezebel, e depois para os seus seguidores. Seus seguidores ainda podem se arrepender, mas seu destino está selado. O castigo de Jezabel se encaixa com o seu crime. Sua cama era um lugar de imoralidade e ela sofre condignamente. O pecado paga de acordo com nossas ações.
O julgamento trata da líder, Jezebel, e depois para os seus seguidores. Seus seguidores ainda podem se arrepender, mas seu destino está selado. O castigo de Jezabel se encaixa com o seu crime. Sua cama era um lugar de imoralidade e ela sofre condignamente. O pecado paga de acordo com nossas ações.
Talvez Jezebel
fosse um membro da igreja. Líderes talentosos ainda podem enganar. Ela se
chamava uma profetisa. Uma mulher pode ser profeta? Absolutamente! A Bíblia
descreve oito senhoras diferentes que eram profetisas verdadeiras de Deus.
Êxodo 15:20, Juízes 4:4, II Reis 22:14, Lucas 2:36 e Atos 21:9. Mas,
considerando a condenação de Jesus a Jezabel, sabemos que ela era um
falso profeta.
(5) Sardes (Apocalipse 3:1-6) - a igreja que tinha adormecido (3:2).
Sardes era uma cidade situada no sopé do Monte Tmolus. Foi a capital do antigo reino da Lídia no século 7 aC e tornou-se uma importante cidade depois que foi conquistada por Ciro, o Grande no século 6 aC. No primeiro século dC Sardes tinha passado para as mãos dos romanos.
(5) Sardes (Apocalipse 3:1-6) - a igreja que tinha adormecido (3:2).
Sardes era uma cidade situada no sopé do Monte Tmolus. Foi a capital do antigo reino da Lídia no século 7 aC e tornou-se uma importante cidade depois que foi conquistada por Ciro, o Grande no século 6 aC. No primeiro século dC Sardes tinha passado para as mãos dos romanos.
Apesar de um
terremoto destruir Sardes em 17 dC, a cidade foi rapidamente reconstruída.
Sardes acreditava ter sido a primeira cidade em que foi convertida
pela pregação do apóstolo João. Ela também pode ter sido a primeira cidade em
que se rebelaram contra o cristianismo e uma dos primeiras que foi colocada
em ruínas.
Os habitantes de Sardes tinham má reputação entre os antigos pelos seus modos voluptuosos da vida. Pode ser uma alusão a este fato a mensagem de Deus para a igreja quando ele diz: "Você tem alguns nomes, mesmo em Sardes que não contaminaram suas vestes;" (Apocalipse 3:4).
Os habitantes de Sardes tinham má reputação entre os antigos pelos seus modos voluptuosos da vida. Pode ser uma alusão a este fato a mensagem de Deus para a igreja quando ele diz: "Você tem alguns nomes, mesmo em Sardes que não contaminaram suas vestes;" (Apocalipse 3:4).
(6) Filadélfia
(Apocalipse 3:7-13) - a igreja que tinha sofrido pacientemente (3:10).
A igreja em
Filadélfia (3:7-13) situou-se em um importante entroncamento da estrada que
corria pós imperial de Roma através de Trôade , Pérgamo e Sardes até
Tarso ao Oriente. Eles tinham uma porta aberta através da qual a compartilhavam
o Evangelho.
Mas aqui também
existia a sinagoga de Satanás contra os crentes. Embora nenhuma evidência
arqueológica para uma sinagoga tenha sido encontrada, uma inscrição do terceiro
século foi encontrada a 10 quilômetros a leste da cidade mencionando uma
"sinagoga dos hebreus". Filadélfia foi localizado em uma região
propensa a terremotos chamado Catacecaumene.
Ambos Sardes e Filadélfia foram devastadas por terremotos em 17 dC. Templos asiáticos foram construídos para resistir a terremotos severos. Suas bases foram lançadas em leitos de carvão coberto com velo de lã, que causaram a estrutura para "flutuar" sobre o solo como uma jangada. Cada bloco foi unido a outro por cólicas de metal, de modo que a plataforma era uma unidade.
O templo seria a estrutura mais segura na cidade, daí a promessa de ser um pilar no templo de Deus . Pilares inscritos são encontrados em todo Egeu da Turquia. Um exemplo dramático é o templo de Zeus em Euromos com inscrições dedicatórias em dez dos onze pilares em pé. Jesus vai escrever nomes divinos, bem como o seu novo nome sobre os humanos pilares .
Ambos Sardes e Filadélfia foram devastadas por terremotos em 17 dC. Templos asiáticos foram construídos para resistir a terremotos severos. Suas bases foram lançadas em leitos de carvão coberto com velo de lã, que causaram a estrutura para "flutuar" sobre o solo como uma jangada. Cada bloco foi unido a outro por cólicas de metal, de modo que a plataforma era uma unidade.
O templo seria a estrutura mais segura na cidade, daí a promessa de ser um pilar no templo de Deus . Pilares inscritos são encontrados em todo Egeu da Turquia. Um exemplo dramático é o templo de Zeus em Euromos com inscrições dedicatórias em dez dos onze pilares em pé. Jesus vai escrever nomes divinos, bem como o seu novo nome sobre os humanos pilares .
Porque
guardaste a minha mensagem de resistência, eu vou mantê-lo seguro na hora da
provação que há de vir ao mundo inteiro para testar habitantes da terra. Eu
venho sem demora. Retende o que você tem, de modo que ninguém pode tirar sua
coroa.Ap 3:10,11
(7) Laodicéia
(Apocalipse 3:14-22) - a igreja com a fé morna (3:16).
Rev 3:15
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente: Quem dera fosses frio ou
quente.
Muito é dito
pelo fato de que havia fontes de água quente na área. Talvez esta é
realmente uma referência às águas termais em Laodicéia, mas independentemente
disso, ainda podemos inferir uma verdade espiritual. Água fria traz refresco, e
água quente pode trazer limpeza, mas muito poucos de nós em qualquer sociedade
tem muito uso de água morna. Espiritualmente falando, parece que aqueles que
são como "brasas" e queimam com paixão por Jesus Cristo podem
trazer mudança para que os rodeiam. Conseqüentemente, aqueles que são frios são
mais aptos a reagirem quando entram em contato com o calor e a luz. Aqueles que
são morna ou "meio da estrada" são menos propensos a afetar ou ser
afetado por nenhum dos grupos. Parece que é mais fácil obter um indivíduo
"frio" (alguém claramente fora de comunhão com Deus) para reconhecer
o seu / sua necessidade de arrependimento, mas é muito difícil conseguir uma
pessoa morna para assumir a responsabilidade por suas ações. Cristo nos disse
que "o sal é bom", mas se o sal perder o que é saborear, é bom para
nada!
Apocalipse 3:16
Assim, porque és morno, nem frio nem quente, vomitar-te eu vou sair da minha
boca
A condição espiritual morna é uma abominação para um Deus santo. Como podemos ser tão apáticos quando Cristo fez grandes coisas por nós? Como escaparemos nós, se nós "negligênciarmos tão grande salvação" que Jesus nos proporcionou? Aqueles que optarem por ser indiferente aos mandamentos de Cristo e ainda assim permanecer "no banco de igreja" fazê-lo em seu próprio risco. Vemos que, talvez, o maior perigo reside em um tipo de "medíocre" da fé. Infelizmente esta é a condição predominante nestes últimos dias. Encontramos (especialmente no Ocidente) onde quase todo mundo diz ser um "cristão". A maioria das pessoas baseiam essa profissão não no fato de que eles realmente se arrependeram de seus pecados e nasceram de novo, mas sim por causa da falta de lógica, como "Eu sou um membro de tal e tal igreja", ou "eu fui criado em um lar cristão ", ou" Eu fui batizado quando criança. "
A condição espiritual morna é uma abominação para um Deus santo. Como podemos ser tão apáticos quando Cristo fez grandes coisas por nós? Como escaparemos nós, se nós "negligênciarmos tão grande salvação" que Jesus nos proporcionou? Aqueles que optarem por ser indiferente aos mandamentos de Cristo e ainda assim permanecer "no banco de igreja" fazê-lo em seu próprio risco. Vemos que, talvez, o maior perigo reside em um tipo de "medíocre" da fé. Infelizmente esta é a condição predominante nestes últimos dias. Encontramos (especialmente no Ocidente) onde quase todo mundo diz ser um "cristão". A maioria das pessoas baseiam essa profissão não no fato de que eles realmente se arrependeram de seus pecados e nasceram de novo, mas sim por causa da falta de lógica, como "Eu sou um membro de tal e tal igreja", ou "eu fui criado em um lar cristão ", ou" Eu fui batizado quando criança. "
É muito difícil
estabelecer uma nítida distinção entre a igreja e o mundo nestes últimos dias.
Paulo advertiu a Timóteo que nos últimos dias a igreja estaria infectado com
aqueles que "têm uma forma de piedade, mas negando a eficácia dela ...
Destes afasta-te." Muito do que passa para o cristianismo, não é nada mais
do que "psicologia pop" ou pensamento positivo. O destino da morna é
realmente um ser terrível, vomitado da boca de Deus. Alguns advertem contra a
leitura para muito sobre a natureza antropomórfica de frases como "ponto
de vomitar-te da minha boca", mas uma coisa a considerar como alguém
pode ser expulso se eles nunca foram inclusos, em primeiro lugar. Estas são
coisas para considerar em espírito de oração, de fato!
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