segunda-feira, 28 de maio de 2012

Ser perfeito


Perfeito serás como o Senhor teu Deus. Dt. 18:13a)
Hoje venho compartilhar convosco sobre o ser perfeito como Deus, como está escrito: “perfeito serás como o Senhor teu Deus”.
A palavra prefeito parece ter surgido na Grécia. A cultura helénica dava um grande valor à perfeição. Como a história só pode ser considerada pela escrita, os grêgos foram na antiguidade os grandes amantes da filosofia que é o amor ao saber como os meus amigos bem sabem. Também é notável como esculpiram a imagem do homem pois muito valorizavam a plástica do corpo perfeito e isto com as medidas e os contornos exemplificados na Venus de Milo. Também na sociedade de hoje é muito valorizado o corpo e para conseguir os indícies de perfeição recorre-se à cirurgia plástica, musculação e a outras artes estéticas como a maquiagem.

A noção do ser prefeito pode também ser avaliada no esforço que cada um de nós faz para que tudo fique “certinho”. São os prefeccionistas.
A nossa meditação refere-se a que sejamos capazes de ser perfeitos como Deus é prefeito. A perfeição de Deus nunca foi referida com a Sua imagem. Até mesmo Jesus, Homem, Filho de Deus nunca foi referido nas Escrituras como um ser esbelto salvo quando se transfigurou e resplandeceu, no Monte da Trasnfiguração, acompanhado de Moisés e Elias e isto na presença dos seus discípulos, Pedro, João e Tiago.
A perfeição é uma escola onde se aprende o que depois temos de praticar, está pois ao nosso alcance sermos prefeitos como Deus é prefeito. Os Evangelhos narram o encontro de Jesus com um jovem que aparentemente era prefeito, guardava a lei, mas faltava-lhe uma coisa que era dar os seus bens aos pobres e depois seguir a Jesus. Infelizmente que este moço valorizava os bens mais que o ser prefeito como Deus é perfeito.
Nos nossos dias muitos cristãos procuram um viver ascético e isto com o objectivo de poderem resplandecer a presença de Cristo nas suas vidas. É certo que a comunhão com Deus, o Ser perfeito nos ilumina mas se não formos prefeitos com o próximo jamais poderemos alcançar a prefeição.
No Sermão da Montanha Jesus instruiu em tudo os seus discípulos a fim de que pudessem atingir a prefeição, dizendo-lhes: “Sede prefeitos como é prefeito vosso Pai que está nos céus”. Mt. 5:48.
Continuei nas minhas meditações e interroguei-me a mim mesmo, dizendo, será que eu sou um cristão prefeito? Logo me apercebi que tudo dependia da forma como eu tratava o meu próximo. Será que eu amo os que me perseguem, os que me excluem e os que dizem mal de mim?
Outrossim, será que eu tenho medo e que me preocupo com todas as coisas que me podem vir a acontecer?
Entendo que, “o prefeito amor lança fora todo o mêdo”. I joão 4:18, e que nada nos pode separar do perfeito amor de Deus. Rm. 8:38 e 39.
Também estamos instruídos a respeitar Satanás que já foi um amor prefeito do Prefeito amor de Deus, Ez. 28: 14 e 15 e S. Judas verso 9.
Finalmente Meus Amigos, a todos os homens tenho procurado amar e respeitar. Vejo que para ser um amor prefeito, tudo depende não dos meus conhecimentos bíblicos, nem das pregações, nem dos milagres e nem das expulsões de demónios mas do verdadeiro amor ao próximo. Lembro as palavras de Agostinho um devasso que se converteu em amor prefeito, dizia êle que amar a Deus dependia de amar o próximo.
O perfeito amor nos converterá em amores prefeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

REFLITA - VEJA COMO É SUA VIDA!