sexta-feira, 23 de setembro de 2011

OS PROFETAS MENORES-

   
                                                               PROFETA HABACUQUE


TíTULO: Habacuque quer dizer abraçar. O profeta rodeia Deus com oração pelo país, e também o rodeia com louvor por sua grandeza ao resolver o grande dilema do profeta quanto à santidade.

AUTOR: Alguns têm deduzido da sua oração-salmo (capítulo 3), e da instrução ao "diretor de música", que o profeta era um cantor no templo. Esta dedução, contudo, não passa de conjectura. Supõe-se que Habacuque tenha sido levita, em virtude do seu salmo litúrgico (3). Apesar de ter tido sua autenticidade contestada, ela foi confirmada bos versículos 1:1 e 3:1.


DATA EM QUE FOI ESCRITO - 607 a. C., aproximadamente. Escrito provavelmente durante o reinado do ímpio rei Jeoaquim, antes de Judá ser subjugado por Nabucodonosor. Há citações da ferocidade dos caldeus, ausência de qualquer refer6encia a Nínive e preocupação quanto a violência de Judá. O profeta evidentemente viveu no período babilônico (caldeu). Muitos eruditos fixam o tempo da profecia durante o reinado de Jeoiaquim. Diz nos versículos 1:5-11 que foi quando os caldeus (Babilônia) estavam se levantando. Então, deve ser acerca dos anos 625-607 a.C. No ano 606 a.C. houve a primeira deportação de Judá para a Babilônia.

TEXTO CHAVE, 1:3
TEMA PRINCIPAL. Os mistérios da providência. O livro de Habacuque é uma oração. Habacuque não se dirige ao povo de Deus, nem a um povo estrangeiro, mas apenas para Deus. Este livro é a oração de Habacuque para Deus. O versículo chave do livro é 2:4.

CENÁRIO POLÍTICO: Do ponto de vista internacional, a luta pelo poder entre Assíria, Babilônia e Egito, favorecia a Babilônia. Habacuque e Jeremias foram contemporâneos, profetizaram para o reino do sul, que se precipitava para um colapso.

CENÁRIO RELIGIOSO:Judá era incorrigivelmente corrupto e estava prestes a ser julgado. Por não ter tirado proveito da lição do julgamento divino sobre Samaria, Nô-Amom e Nínive, Jerusalém sofreria o mesmo destino.

OBJETIVO DE HABACUQUE: Enfatizar a santidade divina ao julgar o violento reino de Judá pelos seus pecados, muito embora Deus tivesse usado uma nação ainda mais iníqua para executar tal julgamento.

SINOPSE : O livro começa com o profeta em um estado de perplexidade sobre o mistério da maldade não castigada no mundo. Os 1º dois capítulos estão principalmente compostos de um diálogo entre Habacuque e o Senhor.

(1) O profeta se queixa perante Deus da violência pecaminosa em toda a parte. Sem dúvida, nenhum castigo é infligido aos maus, 1:1-4.

(2) Recebe uma resposta que revela o plano divino do uso dos babilônios (caldeus) como um instrumento de juízo ativo e terrível contra as nações perversas, 1:5-11.

(3) Todavia, o problema moral não tem sido respondido na mente do profeta. Como pode um Deus santo usar a estes pagãos perversos para destruir gente mais justa do que eles? A maldade e a violência vão continuar para sempre? 1:12-17.

(4) O profeta ascende à sua fortaleza para observar o mundo. Recebe a resposta de que o propósito do Senhor será cumprido em breve, e é animado a esperar esse cumprimento, 2:1-3. Logo segue uma frase que tem sido um lema da igreja cristã, 2:4.

(5) Contente com a nova luz recebida, o profeta profere uma série de cinco maldições contra a falta de honradez(2:6), a ganância (2:9), aos empreendimentos de edificação sanguinários (2:12), a libertinagem (2:15), e a idolatria (2:18-20), de que é objeto a grande potência mundial.

(6) Finalmente pronuncia uma oração sublime (o salmo de louvor) no qual fala da majestade e da glória do Senhor e declara a sua confiança firme nos planos divinos, 3:1-19.

PASSAGENS NOTÁVEIS
? 2:4, a estrela da manhã da Reforma, Rm 1:17; Hb 10:38.
? 2:14, o triunfo das missões.
? 2:15, a maldição aos que embriagam a outros.
? 3:17-18, uma fé que conquista tudo.

ESBOÇO DO LIVRO
1. Um Peso . A fé lutando com o problema. Cap 1.
2. Uma visão . A fé encontrando a solução. Cap 2.
3. Uma Oração . A fé gloriando-se na segurança. Capítulo 3.

OBSERVAÇÕES
Capítulo 1. ; O profeta se encontra na agonia da perplexidade. Observe versículos 1:1-4. Habacuque quer saber de algumas coisas, mas para ele, Deus aparentemente está no silêncio, inatividade e desinteresse. Nos versículos 5-11 Deus dá a resposta a Habacuque. Deus usou os Babilônicos (Caldeus) para castigar os assírios e os judeus de Judá. Nos versículos 12-17 diz que isto criou para Habacuque outro problema. Porque Deus deveria punir Judá por meio de um povo muito pior que Judá? Habacuque decidiu aguardar a resposta da Palavra de Deus (2:1).

Capítulo 2. : Deus respondeu a Habacuque segundo a Sua vontade. Há tempo determinado para tudo (v. 3). O justo viverá pela sua fé (v. 4). Deus ia ajeitar tudo (v. 14). Os problemas, então, de Habacuque do capítulo I foram resolvidos. Por isso Deus falou o versículo 20, temos que esperar no Senhor. Porque no seu tempo, Deus resolverá tudo conforme a Sua vontade. Quando tudo parece terrível e incuravelmente errado (v. 5-19), a única coisa que possamos fazer, é esperar Nele.

Capítulo 3. : É a resposta de fé de Habacuque. Ele pediu reavivamento no meio destes anos de aflição e castigo da parte do povo de Judá (v. 2). Ele pediu reavivamento no meio desta infidelidade horrível de Judá. Habacuque gloriou-se nos poderosos feitos passados de Deus, e pelas vitórias dadas por Deus a Israel no Egito (v. 3-15). Nos versículos 18-19 sua fé se eleva acima de todas as dúvidas e temores. Habacuque passou de seu choro de dúvida para sua canção de confiança.





_________________________________________________________________
_________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

REFLITA - VEJA COMO É SUA VIDA!